CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Premiados no 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga


CARICATURA – AGNALDO TIMÓTEO
1º Lugar: Camaleão

Menção Honrosa:
Moisés - Mogi Guaçu
Turcios – Espanha
Roger – Argentina

CARICATURA LIVRE
1º Lugar: Camilo Riani – Rio Claro – SP
2º Lugar – Fernandes – São Caetano do Sul – SP
3º Lugar – Souto Maior – Rio de Janeiro – RJ

Menção Honrosa
Sergio Brito – SP
J. Bosco – Belém – PA
Manohead – Garopaba - SC

CHARGE
1º Lugar – Jota A – Teresina – PI
2º Lugar – Waldez – Belém – PA
3º Lugar – Oscar – Brasilia – DF

Menção Honrosa
Amâncio – Natal – RN
J. Bosco – Belém – PA
Jota A – Teresina – PI

CARTUM
1º Lugar – Kotrha – Eslováquia
2º Lugar – LcMattos – RJ
3º Lugar – Marlon Tenório - RJ

Menção Honrosa
Crist – Argentina
Izidro – Niterói – RJ
Dereck – Teresina - PI

RESPOSTA INCOERENTE


Recebi hoje, um e-mail do Sr. Rildo Brasil - organizador e responsável pelo Salão de Humor de Marabá - referente à postagem que fiz sobre os resultados do dàquele salão.

Como o e-mail foi direcionado à minha pessoa, entendo que, valha à pena compartilhar com as pessoas que por aqui passam. Dessa maneira, aí está o conteúdo do e-mail para que vocês tirem suas próprias conclusões.

Encaminhei um e-mail à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Marabá, já que a mesma consta no cartaz como patrocinadora do evento e estou aguardando respostas.
Infelizmente, as respostas dadas no e-mail só ratificam àquilo que eu já havia exposto.
Se ética profissional é isso que foi apresentado no 1º Salão Nacional de Humor em Marabá, prefiro não ter esse tipo de ética nunca!



sábado, 28 de novembro de 2009

O QUE É INÉDITO?

Trabalho premiado no 5º Salão Internacional de Humor de Paraguaçu - 2009, data de abertura 27 de novembro de 2009 Trabalhos premiados e mencionados, publicados no catálogo do XVI Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto - 2009, data de abertura 3 de julho de 2008.


Segundo o regulamento do 5º Salão Internacional de Humor de Paraguaçu, logo na sua apresentação inicial, consta o seguinte:


Regulamento para o 5º Salão de Humor de Paraguaçu Paulista- BRASIL INTERNACIONAL

DATAS
Inscrições até 10 de Outubro de 2009. Abertura e Premiação dia 27 de Novembro de 2009.
PARTICIPAÇÃO
Todos os cartunistas profissionais ou amadores poderão inscrever trabalhos inéditos, desde que não tenham sido premiados em outros salões até a data de encerramento das inscrições – (10-10-2009) e, no caso de Tira o personagem deverá ser inédito. Cada autor poderá inscrever até Três (3) trabalhos por categoria, desenvolvidos em qualquer técnica incluindo os elaborados por computadores. Para cada trabalho enviado deverá ser preenchida uma (1) ficha de inscrição. No caso de envio por CD, anexar arquivo com dados do autor.


Segundo as definições encontradas na internet, como no site http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Inedito
consta:

Significado de Inédito
adj. e s.m. Que ou o que não foi impresso, publicado: poema inédito. Novo, original: espetáculo inédito.


Catálogo é impresso e publicado ou as coisas mudaram?

Nem a comissão jugadora, nem os organizadores tem a obrigação de saber se os concorrentes estão observando os ítens dos regulamento ou não. Isso é pessoal.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PREMIADOS NO 5º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PARAGUAÇU


Premiados no 5º Salão Internacional de Humor de Paraguaçu/ SP - Brasil 2009

CATEGORIA CARICATURA

1º Lugar - FRANCISCO CARLOS CAMPOS COSTA
2º Lugar - ELIZEU DE LIMA SILVA
3º Lugar - ARIEL SILVA

Menção Honrosa - JOÃO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO
Menção Honrosa - ALAN SOUTO MAIOR ALVES
Menção Honrosa - CAMILO FLORIANO RIANI COSTA
Mencão Honrosa - OMAR ALBERTO FIGUEROA TURCIOS
Menção Honrosa - ANDRÉ FILIPE DUTRA SIQUEIRA

CATEGORIA CHARGE

1º Lugar - DANIEL PONCIANO DA SILVA
2º Lugar - MAKHMUD ESHONKULOV
3º Lugar - ANGEL BOLIGAN CORBO

Menção Honrosa - JÔNATAS ALMEIDA DE ARAUJO
Menção Honrosa - MARCELO RAMPAZZO
Menção Honrosa - JULIO ANGEL CARRIÓN CUEVA

CATEGORIA CARTUM

1º Lugar - ROSS THOMPSON
2º Lugar - BRUNO FRANCISCO DA SILVA
3º Lugar - TAWAN CHUNTRA

Menção Honrosa - OSVALDO DIAS MOREIRA
Menção Honrosa - JARBAS DOMINGOS DE LIRA JUNIOR
Menção Honrosa - ARISTIDES E. HERNANDEZ

CATEGORIA TIRINHAS

1º Lugar - PABLO RODOLFO FRANCO MAYER
2º Lugar - UBIRATAN LIBANIO DANTAS DE ARAUJO
3º Lugar - ANDRÉ LUIS MARANGONI

Menção Honrosa - JOSE ANTONIO COSTA
Menção Honrosa - IDERALDO SIMÕES
Menção Honrosa - LAERTE BATISTA SILVINO

CARTUM TEMÁTICO

1º Lugar - FERNANDO APARECIDO SOUZA
2º Lugar - RAIMUNDO WALDEZ
3º Lugar - OMAR ALBERTO FIGUEROA TURCIOS

Menção Honrosa - FELIPE GOMES
Menção Honrosa - Jr. LOPES
Menção Honrosa - CAI YOU

A lista acima foi elaborada a partir das informações divulgadas pela TV Salão de Humor de Paraguaçu, durante a cerimônia de abertura.

MERECE UM PLÁGIO


O Salão Internacional de Paraguaçu saiu na frente e inovou durante a a bertura de sua 5ª edição. No site http://www.salaodehumordeparaguacu.com.br/novo/ qualquer pessoa que tivesse um computador razoavelmente bom podia assistir a abertura do salão em tempo real.

Os salões que adoram explicitar sua pompa bem que poderia copiar essa idéia do Dênis Mendes. Isso sim, merece um plágio.

GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA


... Agora que eu quero ver a mesma disposição para apontar os erro, fazer os pré-julgamentos e cobrar punição exemplar.
É como os mais velhos sempre dizem: _ Cuidado! A mesma onda que vem, volta.

DAS DUAS, UMA: OU ELES IMAGINAM QUE OS CARTUNISTAS SÃO CEGOS, OU IMAGINAM QUE OS CARTUNISTAS SÃO OTÁRIOS.

Eu, como não sou cego, tratei de providenciar o meu CERTIFICADO de CARTUNISTA OTÁRIO.

Segundo informações passadas por e-mail ao cartunista Ray Costa ( tomara que esse e-mail esteja errado ), este é o resultado do 1º Salão de Humor de Marabá

RESULTADO NACIONAL

1º LUGAR - CARTUM NACIONAL: ROBERTO KROLL /SÃO PAULO - R$ 1.000,00
2º LUGAR - CARTUM NACIONAL: R. WALDEZ /BELÉM - PA - R$ 400,00


1º LUGAR - TIRA NACIONAL: PAULO SÉRGIO/ BELÉM - PA - R$ 1.000,00
2º LUGAR - TIRA NACIONAL: MARCELO BARRETO – SP - E MENÇÃO HONROSA - R$ 400,00

RESULTADO REGIONAL – SUL E SUDESTE DO PARÁ

1º LUGAR CARTUM: RILCIRLEY VIEIRA BRASIL – MARABÁ – PA - R$ 700,00
2º LUGAR CARTUM: RILTON VIEIRA BRASIL – MARABÁ – PA - R$ 300,00

1º LUGAR TIRA: JORGE WASHINGTON – ITUPIRANGA – PA – R$ 700,00
2º LUGAR TIRA: RILCIRLEY VIEIRA BRASIL – MARABÁ – PA R$ 300,00

MENÇÃO HONROSA: ARNALDO


Como o Pará tem gente boa. Só não entendo por qual motivo eles não aparecem nos demais salões, nem recebem a força da elite do cartum paraense.

O bacana foi que a grande maioria dos premiados são de Belém e Marabá. Isso fortalece bastante o cartum no estado... ou pelo menos é uma tentativa de fortalecer.

Só não achei bacana o fato de o cartunista Waldez, ter feito o cartaz e estar entre os premiados "com valor monetário". De qualquer forma, o valor de R$ 400,00 ( quatrocentos reais ) está muito bom pelo cartaz.

E mesmo sem conhecer os trabalhos premiados, gostaria de saber o parentesco do RILDO VIEIRA BRASIL ( organizador do 1º Salão Nacional de Humor em Marabá/ PA - 2009 ) com os cartunistas RILCYRCLEY VIEIRA BRASIL e RILTON VIEIRA BRASIL, que receberam alguns dos prêmios no salão?

Começou mal...

( Eu, a kilômetros de distância, atento para esses detalhes e não acredito que não haja um cartunista no Pará que possa falar com esses promotores de salões, que a proposta tem que ser levada mais a sério, senão acontece o que aconteceu com o Salão de Bragança).

Ajudem aí!

QUE PENA!





November 27th, 2009

Hoje, no blog do Pablo Mayer, o BRABOS COMICS ( http://braboscomics.com/ ), há um post onde ele fala sobre um prêmio que deixou de ganhar no 5º Salão Internacional de Paraguaçu, por motivos que, sinceramente, não consegui entender.

O Pablo inicia o post falando que havia anunciado dois dias antes no seu blog, sua conquista na categoria HQs, no Salão Internacional de Paraguaçu - 2009 e que, recebera uma ligação de alguém da coordenação do evento informando-o que seu trabalho havia sido desclassificado porque as tiras que ele mandou “se parecem com a de um americano que publica na MAD” (revista que o Pablo é colaborador).

O trabalho que serviu de argumento para o conflito de análises é do cartunista Kovaleski ( http://www.kovaleski.com/mad.htm?73,15 ), que era desconhecido para Pablo, segundo ele.
Segundo o próprio cartunista "despremiado", quem o ligou disse o seguinte: _ Nenhum jurado qualificou como plágio, até porque não é, mas argumentaram que em seu trabalho haviam “elementos coincidentes muito fortes com obra já publicada, o que, mesmo que houvesse inocência do autor, implicaria em incapacidade do juri premiá-lo
Pablo ainda conclama àqueles que entram em seu blog, para que atentem para os seguintes detalhes semelhantes, clicando no link de kovaleski :

* Ambos os personagens tem um fantoche na mão.
* O contexto, as observações e piadas são totalmente diferentes. Tanto que poderia ser um boné falante e não mudaria nada.

O cartunista ainda ressalta que o post tem a intenção de esclarecer o acontecido, que tanto as observações quanto as piadas são diferentes e que está à disposição para esclarecer qualquer "ruído futuro".

Para finalizar, ele diz que as páginas estarão na exposição, mas que ficou sem a premiação. Que ganhou, mas não levou. E deixa outras referências de personagens fantoches, como: Mr. PunchMuppet showAchmed: O Terrorista Morto
Acima, as 3 páginas que Pablo mandou.

Eu, particularmente, vi os trabalhos e entendi o seguinte: Se houver uma linha de defesa em relação ao fato, pode ser a similaridade entre as propostas, como o próprio Pablo deixa claro em seu blog.
Mas não acredito, sinceramente, que um profissional com trabalhos excepcionais como os apresentados pelo Pablo tenha agido de má fé.
Eu penso que, se o artista fizer o trabalho sem má intenção e sua consciência estiver tranquila, independentemente do que os outros digam, ele jamais se sentirá culpado.
O pior é quando eles assinam os trabalhos dos outros, passam pelas comissões julgadoras, são premiados, ninguém fica o acusando... apenas e tão somente a sua consciência. Tanto quem fez todo o trabalho, como quem apenas o assinou. E olha que isso acontece! Não sei se a cobrança da consciência de alguns cartunistas "espertinhos", mas o exercício da má fé, com certeza.
Pablo, outras oportunidades virão...
Vida que segue.
Em tempo:
Ainda bem que o Stan Lee não participa de comissões julgadoras em salões, senão qualquer um que fizesse super-heróis estaria ferrado. He he he

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SANTOS DUMONT


PROPOSTA INDECENTE


Mandei esse cartum para algum lugar, mas não lembro exatamente para onde.

PRIMEIRA PUBLICAÇÃO COMO CARTUNISTA PROFISSIONAL

Em 1993, após a minha saída do serviço militar, fiz alguns cursos com o mestre Zé Graúna, que além da apresentação ao maravilhoso mundo do desenho de humor, me passou também inúmeros conhecimentos técnicos. Terminado alguns cursos, fui procurar onde publicar meus trabalhos.
Juntei alguns desenhos que eu presumia serem os melhores e fui bater nas editoras.
O papo sempre era o seguinte: _ Nós estamos atravessando algumas mudanças e estamos sem muita grana disponível. Mas as pespectivas são boas e de acordo com o que a empresa for crescendo, você vai crescendo junto e a grana começará a entrar. Eu não acreditava muito na história, mas como eu estava querendo publicar, aceitei começar.
Numa sala tomada pela fumaça dos intermitentes cigarros da Dnª Marlene ( ex-mulher do dono da empresa, que trabalhava como redatora ), no bairro da Tijuca, funcionava uma agência noticiosa que veiculava suas propostas em mais de 200 jornais espalhados pelo Brasil, chamada Editora Caderno da TV. Na agência tive a oportunidade de conhecer um outro redator chamado Francisco Maciel, um poeta, super articulado, inteligente pra caramba e visionário. Ele, apesar de são, era a alma dàquele espaço louco, onde fazia de tudo... menos ganhar dinheiro.
Pelo esforço e a utopia dele, resolvi pagar para ver.
Passei quase dois anos publicando meus trabalhos pela agência e as coisas nunca mudaram.
Mas valeu à pena, devido aos contatos com profissionais competentes, pelos conhecimentos adquiridos ali, tive outras excepcionais oportunidades posteriormente, como trabalhar em grandes veículos de comunicação, como os jornais O Dia e Lance, além de outros tantos.
Passado o período inicial, resolvi contactar outras editoras e para a minha surpresa, a abordagem dos editores era sempre a mesma... "vamos crescer juntos". Aí o tempo passou, as empresas cresceram, desenvolvi as propostas propostas pelas agências e continuava ali, esperando o "crescimento conjunto". Mas aí descobri que as empresas e eu não éramos tão "siameses" assim. Risos

Aí estão os registros dos meus primeiros trabalhos publicados como cartunista profissional, em 1993.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A CARAVANA PASSA ENQUANTO OS CÃES LADRAM...


Recebi com muito orgulho, do Sr. Michel Guyon, o seguinte e-mail:


Mattias,


Pour te situer l'exposition :Elle se situe à Pithiviers, région Centre de la France, à 100 kms de Paris.
La mairie de Pithiviers nous prête une énorme salle 100 m sur 350 m avec scène, et 3 salles que nous partageons avec le Club Photos de la ville, lors de la fête locale, la saint-Georges, fête très réputée dans le secteur.Nous avons donc organisé divers expositions (30 ans de la Révolution des Oeillets, Fête du Brésil, Liège et objets en liege, Azulejos et dernièrement Dentelles et broderies). A chacune de ces manifestations, s'ajoute un caricaturiste invité d'honneur. Le premier qui a ouvert le feu fut Antonio (qui s'occupe du Wold press Cartoon qui manintenant a lieu presqu'en même temps que notre manifestation). Personnellement, je m'occupe de trouver des associations tant lusophones que françaises afin de couvrir la surface sur le thème donné. De plus j'essaie de trouver un caricaturiste ayant à chaque fois un style différent. Nous sommes une équipe de 15 personnes dans notre association, avec à notre tête, Ana-Lucia, originaire de la région de Recife. Comme nous profitons de la fête patronale, nous drainons environ entre 4000 à 5000 personnes et cela en 2 jours.Si tu pourrais venir ce serait bien, nous te prendrions en charge à partir de Paris. Nous te demandons donc de nous faire parvenir environ 80 cartoons. Pour ce qui est de l'impression, nous faisons des A4 et nous les encadrons, c'est pour cela que nous voulons avoir les cartoons au mois de Janvier, car nous travaillons tous. De toute manière, nous nous croiserons sur Facebook !


Cuja tradução é:


Mattias


Para localizá-lo da exposição: Ele está localizado Pithiviers região central da França, a 100 km de Paris. O prefeito de Pithiviers dá-nos uma enorme sala de 100 m por 350 m, com um palco, e 3 quartos que compartilhamos com as fotos do Clube da cidade, no festival local, o festival de St. George de renome na indústria. Então, nós organizamos várias exposições (30 anos da Revolução dos Cravos, o Brasil Festival, Cork e artigos de cortiça, telhas e, recentemente, Rendas e bordados). Em cada um desses eventos, além de um cartunista convidado especial. A primeira que abriu fogo foi Antonio (que lida com a imprensa Wold manintenant Cartoon, que ocorre em todo o tempo que o nosso caso). Pessoalmente, eu estou encontrando associações, para que de língua francesa para cobrir a superfície sobre um determinado tema. Também tentamos encontrar um cartunista que cada vez que um estilo diferente. Somos uma equipe de 15 pessoas na nossa associação com a nossa cabeça, Ana-Lucia, um nativo da região do Recife. Como levamos a festa principal, que drainons aproximadamente entre 4.000 a 5.000 pessoas e isto em 2 dias. Se você pudesse vir seria bom, seria levá-lo ao longo de Paris. Portanto, solicitamos que você nos enviar cerca de 80 caricaturas. No que diz respeito à impressão, A4 e nós apoiamos concretly, por isso queremos que as caricaturas em janeiro, porque todos nós trabalhamos. Enfim, vamos cruzar on Facebook!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

FALTA DO QUE FAZER?

Seguinte... Em conversa com o Leite, soube que cartunistas deixaram de publicar seus trabalhos no portal http://www.brazilcartoon.com/ por acharem que há uma espécie de proteção do Leite em relação à mim ou ao Ray Costa.

Quero esclarecer que não temos qualquer vínculo com o BrazilCartoon ou com o Leite. E que, como qualquer outro cartunista, publicamos no BrazilCartoon por acreditar na proposta. Em relação à amizade com o Leite, "antes" da criação do portal, já compartilhávamos de algumas idéias. Ao contrário de um monte desses hipócritas, que se aproximaram quando presumiram poder levar algum tipo de vantagem.

Entendo que o portal não deve ser penalizado por causa de suposições.

Quando não gosto de determinada atitude, exponho, ao invés de ficar fazendo "birrinhas".

Ah... se por acaso algum desses cartunistas passarem por aqui, recebam meu cordial "F#*@-SE".

Está dito!



9th Tehran International Cartoon

É uma honra estar entre os expositores na 9th Tehran International Cartoon Biennial 2009 ( um exemplo de evento bem organizado e sério ). Para a minha surpresa, colocaram no site http://www.irancartoon.com/ algumas imagens da bienal e numa das fotos, a Madre Tereza de calcutá que fiz.
Alá... Alá.... Alah!

DANÇA DA CHUVA


Vamos ver se os bons ventos sopram através das àrvores da amazônia setentrional.

Se as entidades que habitam a floresta não empatarem o caminho.

Salve Matita Pereira!

FALTA MENOS DO QUE FALTAVA...


Já já a matriz estará pronta galera... Graças a Deus!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TRABALHOS PARA O SALÃO DE MARABÁ











Não ia participar deste salão devido à demanda de atribuições cotidianas. Mas pelo fato de saber o quanto é difícil realizar uma proposta como um salão de humor, sobretudo em Marabá.

Fui dormir hoje, por volta das 05:00hs, elaborando estes trabalhos.
Quem ainda não mandou, mande.

Abraço

TESTE EM GUARDANAPO


Ganhei uma caixa de lápis lá no Salão Internacional de Campinas, resolvi fazer o teste em um guardanapo na mesa de bar.

Resultado: Gostei do lápis, do guardanapo e do bar.
Só a blusa que fiz no "fotoxópis"

domingo, 22 de novembro de 2009

5º ENCONTRO ANUAL DOS CARTUNISTAS - Rio de Janeiro - BRASIL/ 2009

Como acontece todos os anos, recebi do querido Ferreth ( um cartunista extremamente competente ) o convite para participar deste evento, que hoje, sem dúvida alguma, é a principal atividade voltada aos cartunistas do Rio de Janeiro.
No encontro, cartunistas novos e antigos confraternizam e a premiação é a troca de informações.
Eu recomendo!

Valeu Ferreth!

MENÇÕES HONROSAS




3º FESTMENC


Pois é... Aos amigos, aos inimigos, aos impacientes, aos incrédulos, este post tem o propósito de prestarmos satisfações sobre o FESTMENC.
Estamos modelando a matriz do troféu FESTMENC e, pelas fotos, vocês poderão ver que é real. Este troféu, será enviado aos vencedores do 2º FESTMENC ( mesmo para àqueles que já receberam o troféu na abertura do evento e aos próximos vencedores.

Os certificados ( que muitos já receberam ) também serão enviados juntamente com o regulamento referentes à 3ª edição àqueles cartunistas que ainda não receberam.

Ressaltamos que, muitos salões considerados "de ponta" e que recebem incentivos de empresas privadas, não enviaram troféus referentes a salões reaizados desde 2005. Isso não é um ragumento ou pedido de desculpas, mas uma constatação e a firmação do compromisso que temos com àqueles que acreditaram na proposta do FESTMENC.

Tanto eu quanto o Ray, jamais recebemos qualquer incentivo de empresas para o desenvolvimento da proposta e fazemos tudo aos poucos porque usamos recursos pessoais.

Conforme acontece nos demais salões de humor, antes de completarmos um ano da realização do Festmenc, todos os mencionados e premiados estarão com àquilo que é seu, por conquista e direito.
Na semana que vem irei postar as caricaturas de alguns dos premiados.

Abraços

sábado, 21 de novembro de 2009

DÁLCIO MACHADO



Imaginamos que com o encerramento das atividades no restaurante para onde fomos celebrar o sucesso do 1º Salão Internacional de Campinas, nosso dia chegara ao fim. Mas não foi bem assim...
Como das vezes anteriores em que estive com o Dálcio e a Lú, eles me convidavam para ficar em sua casa e eu dava um jeito de sair pela tangente. Dessa vez, ainda na mesa, recebi o convite e, antes mesmo de eu esboçar qualquer resposta, a Lu disse: _ Hoje não! E o Dálcio e decretou: _ Hoje vocês não voltam. Vão lá para casa!
Em dado momento da conversa, a Lu me perguntou sobre o Sorrialengo ( um papo que havíamos começado ainda no restaurante, na noite anterior ). Eu e o Ray e eu falamos um pouco mais sobre o desenvolvimento tanto do Projeto Sorrialengo, quanto do Festmenc. O Dálcio então levantou-se do sofá, foi lá dentro do seu atellier e poucos minutos depois ele voltava com vários impressos, livros e catálogos ( seus e de outros artistas ), autografou-os e nos deu para que colocarmos na biblioteca do projeto, com o intuito de promover a pesquisa sobre o desenho de humor e para darmos de prêmios àqueles alunos que se destacarem.

A Drª Lu

Assim, quando deixamos o restaurante ( fomos os últimos clientes ) o Dálcio nos conduziu à sua casa e o assunto que conversávamos à mesa, no restaurante, continuou dentro do carro. Durante o trajeto, presumo que levamos uns 20 minutos falando sobre desenho de humor e salões... só para variar.
Assim que chegamos à casa do nosso anfitrião, fomos denunciados rapidamente à vizinhança, pelo “nanquim”. Não se trata de nenhuma artimanha gráfica do Dálcio, nem de outro cartunista vizinho. É que “nanquim” foi o nome dado por Dálcio ao seu dálmata.

Feita as apresentações ao “nanquim” adentramos a casa e logo à esquerda, próximo à lareira, uma tela enorme com a cabeça de um tucano em estilo bem realista.

Acima da lareira, um pouco à esquerda, outra tela evidenciando um músico. Para a minha surpresa, ambas assinadas pelo Dálcio.

Na parede ao lado da porta, uma aquarela monocromática, apresentava uma mulher nua, também com a assinatura do dono da casa. A decoração super bacana e os quadros super bem trabalhados, davam ao ambiente um toque mais requintado.

Na sala de jantar, na parede em frente à mesa, outra tela excepcional pintada com tinta acrílica pelo Dálcio, mostrava um casal dançando tango.

O contraponto visual, era dado por uma tela redonda, com um metro de circunferência (aproximadamente), assinada por ninguém menos que o premiadíssimo cartunista Cau Gomez.

Ficamos algumas horas ali, sentados à mesa, tomando cerveja, conversando e sendo cortejados pelo “nanquim”, que ao menor descuido... SHLÉPT!... Dava-nos uma lambida.

Quando pensamos que o Dálcio fosse se recolher – afinal ele deveria estar elaborando uma caricatura do cantor Sting, para a revista Veja – recebemos o convite para irmos ao segundo pavimento da casa, para que conhecermos seu atellier.

Logo no primeiro lance da escada, uma clarabóia enorme emoldurava o céu estrelado, lá fora.

( Esta imagem foi feita no dia seguinte, pela manhã )

Na parede ao lado da escada, uma tela vertical com motivos musicais, pintada pelo cartunista.
Ao final da escada, surgia a sala do home theater, com o pé direito alto, iluminada pela clarabóia, trazia um banner gigante, que fôra usado na divulgação de uma das edições do World Press, na qual o Dálcio foi premiado com uma caricatura de Jhon Lennon e presenteada pelo cartunista António, de Portugal.
Do lado esquerdo do banner, uma tela com a caricatura do Dálcio e do lado direito, outra tela, com a caricatura da Lu. As duas telas assinadas por outro premiadíssimo cartunista, o Rossi.
Adentramos o atellier e a galeria de troféus não deixava a menor dúvida de que àquele era o espaço de um vencedor. Troféus dos mais variados salões, do Brasil e do exterior, ocupavam pelo menos cinco prateleiras de uma estante repleta de livros, catálogos e jornais sobre salões de humor.

Dentro do atellier, logo na parede esquerda ao lado da porta, um trabalho do Dálcio dividia espaço com um original do Jaguar, devidamente autografado.

A quantidade de informações visuais e o compartilhamento de dicas e informações, não permitia qualquer aproximação do sono.

Dálcio ligou seu computador e nos mostrou algumas caricaturas que ele fez para ilustrar a revista Veja e outros veículos de comunicação.
Sempre que nos mostrava um trabalho, dava uma dica de como o havia feito.

Para a nossa alegria, haviam alguns trabalhos que foram publicados e nós conhecíamos, mas também haviam outros trabalhos que foram publicados e nós desconhecíamos. Além de algumas obras inéditas, feitas recentemente ou há algum tempo.

Logo em seguida, ele foi ao armário e trouxe-nos vários originais com os quais havia participado de alguns salões e dentre eles, trabalhos inéditos executados com as mais variadas técnicas.

Após algumas fotos e muitas perguntas, Dálcio pegou uma mochila, como se estivesse pegando um filho e mostrou-nos partes de seu projeto mais antigo.
De dentro da mochila, retirou alguns estudos de personagens elaborados com lápis, lápis de cor, tinta e alguns story boards e “bonecas” de livros infantis.
Segundo ele, desde quuando era bem mais jovem, seu tempo livre era voltado para a criação de histórias infantis e pelo que vimos, tanto como propostas visuais quanto os roteiros, são muito bem elaborados e não será surpresa alguma, se dentro de pouco tempo o nome do Dálcio figurar entre os destaques da literatura infantil. Trabalhando para que isso aconteça, ele está e muito.
Já eram quase 05:00hs da manhã quando “nós” sugerimos uma pausa no papo para descansássemos um pouco. Assim, fomos encaminhados ao quarto de hóspedes, onde para a nossa surpresa, havia mais uma tela inédita, de autoria do Dálcio, pintada com tinta acrílica.

Por volta das 09:00hs já estávamos à mesa, tomando o café da manhã com os nossos anfitriões, falando sobre salões de humor e o casal tentando administrar a atenção conosco e com os outros cartunistas que ligavam para saber sobre a abertura do salão na noite anterior.
E não pensem que o papo era apenas entre o Dálcio eu e o Ray e eu não. A Lu participava ativamente da conversa e ficou claro que ela está mais por dentro dos bastidores dos salões de humor do que muitos cartunistas por aí.

Lá pelas 11:30hs fomos convidados para irmos ao acervo improvisado no segundo pavimento da casa. Lá, haviam várias outras telas prontas e outras à espera da intervenção do multifacetado cartunista. E nós ali, como cachorros em frente da assadeira de frangos, comendo com os olhos.






Dálcio já confirmou a sua participação na comissão julgadora do 3º Festmenc e tanto ele quanto a Lu, se colocaram à disposição do Projeto Sorrialengo.
Eles já disseram que vão fazer uma visita ao projeto e, quando isso estiver agendado, vamos conclamar os amigos do Rio de Janeiro para que façamos da visita deles uma celebração.
Despedimo-nos da Lú, da secretária do casal, do “nanquim” e então o Dálcio foi levar-nos ao Terminal Rodoviário de Campinas.
Ainda tínhamos vários assuntos e se dependesse de nós, não embarcaríamos tão cedo. Mas as passagens para São Paulo estavam marcadas para quinze minutos após a nossa chegada ao terminal. Despedimo-nos do Dálcio com a sensação de termos passado por uma aula intensiva, de persreverança, educação e gentileza ao extremo.

Acredito que, pela forma excepcional como fomos tratados pelo Dálcio e pela Lu, a caricatura do Sting tenha ficado fenomenal e os pacientes da Lu receberam dela seu tratamento mais efetivo.
Assim, faço desse registro uma forma de compartilhamento com as pessoas que por aqui passarem.
Em relação às fotografias, como disse ao Dálcio: _ A proposta seria compartilhar com os fãs e companheiros de profissão, algumas imagens de seus trabalhos e alguns registros da nossa estadia. Daí a naturalidade exposta nas fotos.
E em relação ao casal, que conheço desde meados dos anos noventa, jamais mudaram seu comportamento em relação à mim.
Dálcio e Lu, meu carinho, minha admiração e minha gratidão...
Valeu!