Quando recebi o convite para realizar a exposição na França, de imediato imaginei que o tempo não me favoreceria, por dois aspectos:
_ Minha linha de desenvolvimento é mais acadêmica e demanda um tempo maior para a execução de um trabalho.
_ Eu não teria tempo hábil para preparar os 80 trabalhos.
Conversei com o Ray Costa e com o Dálcio e ambos me convenceram do quanto a realização da exposição seria importante não apenas para mim, mas para a abertura de espaço para os cartunistas brasileiros. Minha responsabilidade seria maior devido ao fato de António e Simanca já terem sido expositores nos anos anteriores.
Pensei em uma maneira de honrar o compromisso e começei a estudar algumas possibilidades.
Me veio então a idéia de utilizar uma linguagem que eu já tivera êxito antes e que por um tempo deixara de usá-la, que é geometria digital com base no quebra-cabeças chinês Tangram. Fiz algumas caricaturas, o resultado surpeendeu alguns companheiros e resolvi então utilizar a proposta para a execução dos trabalhos criando assim uma identidade.
Alguns trabalhos como a caricatura do Dizzie Guillespie, fiz em menos de 2 minutos ( o cartunista Dão presenciou a execução desse trabalho ao vivo ) outras como a do jogador Ronaldinho Gaucho com o uniforme da seleção me tomou mais de 8 horas para executá-la. Aconteceu de eu executar 6 caricaturas em apenas um dia e no outro dia não conseguir concluir uma, de tão cansado psicologicamente.
Precisei abrir mão de relativo tempo fazendo qualquer outra coisa para me dedicar à execução da proposta e hoje, tenho orgulho por mais uma vez, com o auxílio de Deus, da minha família, do Ray Costa e do Dálcio, me comprometer com a proposta e conseguir executá-la. Obrigado à eles e a cada pessoa, como a Cléo, Jr. Lopes, Carriero, Marchinni, Manohead e tantos outros amigos que por aqui passaram, deixaram seus comentários e me motivaram para me empenhar na realização de novos trabalhos. Valeu mesmo!
Deus é Fiel!
4 comentários:
pra mim foi uma honra ter presenciado a caricatura,que realmente foi executada em 2 minutos ou até menos.na minha condição de aluno sinto_me honrado por poder presenciar tal fato, servindo de experiência e estimulo para meu desenvolvimento.só tenho de dizer parabéns pelo lindo trabalho.
por isso que passar horas fazendo, tem o retorno, digo Parabens isso Mattias essa expo vai render muita coisa pra ti, aquele abraço meo nobre...obs.: tomara q alguém tire foto rsrsr
Dão... Força e perseverança... Vamos que vamos!
Carriero, tem uma questão que é bem peculiar... Eu teria mais de 95% de possibilidades para estar na exposição. Mas pense em um cara que está com pânico de fazer até ponte-aérea RJ/SP ( que são 33 minutos de vôo ). Imagine 12 horas dentro de uma aeronave. Qualquer dia desses te conto a aventura que foi da vez que estivemos na Holanda.
Mil vezes me arriscar na garupa da tua moto pelas ruas de Campinas.
Grande abraço!
Salve salve nobre amigo Mattias... É muito gratificante entrar no mundo do humor e encontrar pessoas de personalidade como vc, dizer que sou amigo de um grande artista e pessoa que é esse Mattias. Você é um cara que emrece tudo de bom, e o fruto do trabalho e dedicação é colhido mais alem. Me impressionei ao ler que executou um trabalho em 2min, isso mostra sua genialidade e potencialidade de criação. Parabens mais uma vez, você merece meu amigo!!!!
Postar um comentário