quinta-feira, 18 de março de 2010
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Primeiro estudei os costumes, os locais históricos e os termos linguísticos peculiares ao povo paraense por dois anos e depois disso, criei a TURMA DO AÇAIZINHO com base nas pesquisas.
Todos os personagens foram criados à partir da mesma linha de desenvolvimento.
Por exemplo:
Nas postagens anteriores, o VÔ MAPARÁ é um velho pescador aposentado que gosta de contar suas histórias na Praça do Pescador, que fica na Bolevard Castilhos França, entre o Ver-o-Peso e a Estação das Docas. E mapará é o nome de um peixe característico da região.
O DR. ANDIROBA, é um renomado médico que conheçe profundamente a flora amazônica. O nome dele foi dado ao fato de a Andiroba ( uma planta típica da região amazônica que tem propriedades medicinais e repelente aos insetos ) ser uma das plantas mais conhecidas no Pará e auxiliar em diversos tratamentos.
A DABATISTA é uma garça que vive na Praça Batista Campos, no Centro de Belém. Que é uma coisa bem peculiar, as garças passeando nos lagos da praça.
O VEROPINHO é um sujeito falador, conhecedor da fauna e da flora paraense, que trabalha como vendedor no mercado Ver-o-Peso ( um dos cartões postais mais expressivos de Belém )
E por aí vai...
TODOS os 180 personagens foram criados dessa maneira.
Por exemplo, na ilustração desse post, foi o estudo inicial da personagem SELMA LINA, que recebeu este nome por ter características de menina perversa e se envolver com gangues. Lá no Pará, as pessoas com essas características são chamadas "MALINAS" - uma derivação do termo MALIGNA.
Aos poucos vou postando e falando das peculiaridades de cada personagem.
Acabei criando um CARTUNCIONÁRIO.
É um projeto que está em desenvolvimento há 9 anos e apesar dos esforços, apenas o querido Airton Nascimento http://airtonnasc.blogspot.com/ ( que trabalha no Jornal LIBERAL ) pediu que eu enviasse o material para viabilizar as postagens e eu ainda estou na dívida.
Mas uma hora vai!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário