CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

sábado, 19 de setembro de 2009

No mínimo questionável.



( Imagem retirada do catálogo referente ao último Salão Carioca de Humor )


Há algum tempo muitos cartunistas me perguntam o seguinte:
_ Você sabe com base em quais critérios os trabalhos são premiados nos salões de humor?
E eu respondo: _ Não sei!

Para o FESTMENC, adotamos critérios de julgamento onde os participantes sabiam em quais quesitos seriam julgados. Dessa forma, os concorrentes puderam se nortear para o desenvolvimento de seus trabalhos e os jurados não tiveram qualquer problema nas análises.
A comissão de organização e premiação não foi questionada – até hoje – em relação a atribuição das premiações.
Os critérios de julgamento para que as notas fossem atribuídas à categoria caricatura foram:


1 – Distorção
2 – Preservação da identidade
3 – Domínio técnico
4 – Apresentação



Para o julgamento dos trabalhos enviados para as categorias cartum e charge foram observados os seguintes critério:


1 – Contexto
2 – Desenvolvimento
3 – Domínio Técnico
4 - Apresentação



É claro que, quando vejo os premiados nos demais concursos, analiso os trabalhos premiados com base nos critérios que julgo importante. Só que os critérios não são os mesmos em nenhum salão.

Semana passada em conversa com o Dálcio, quando falávamos sobre o perfil da comissão julgadora da Mostra Internacional Godofredo Guedes a qual fizemos parte e ele traçava o perfil dos membros do júri quando atribuiu o perfil de “criterioso” a quatro componentes do júri e para a minha surpresa eu estava entre eles.
Acredito que quanto mais criteriosa e técnica a comissão julgadora for, menos questionamentos sobre suas decisões irão acontecer.

Parece mentira, mas ainda tem gente que julga os trabalhos com base no seguinte:
Análise comportamental do cartunista concorrente, como se o contexto da análise fosse psicológico.
Análise baseada na afinidade com o cartunista, como se o contexto da análise fosse voltado para a manutenção da amizade.
Análise com base no estado o qual o cartunista pertence, como se o contexto da análise fosse político. Voltado para o fortalecimento do humor local.
Análise na assinatura de determinado cartunista, como se o contexto da análise fosse de um fã incondicional, que promove o “lobby” para fazer a manutenção de determinado cartunista.Como se o local onde o cartunista publicasse e a quantidade de premiações obtidas pelo mesmo pudesse isentá-lo de executar um trabalho deficiente em algum aspecto.
Tais fatos podem ser comprovados em muitos trabalhos que são premiados nos mais variados salões de humor, onde os mesmos apresentam deficiências em vários aspectos e acabam promovendo os mais variados questionamentos.

Seria muito bom se todas as comissões julgadoras fizessem suas análises tão somente nas obras, mas por enquanto é uma utopia.



Para concluir...
Alguém saberia dizer por qual motivo, mesmo sendo o Brasil um dos países mais extensos do mundo, com 26 ( vinte e seis estados ) e 01 ( hum ) Distrito Federal, considerado um dos países mais ricos em potencial gráfico do mundo, promotor de um dos salões mais tradicionais do mundo e “globalizadíssimo”, somente artistas dos estados: PA, RN, CE, DF, MA, BA, MG, SP, RJ, SC, PR e RS são evidenciados nos concursos? Por qual motivo alguns desses estados são mais evidenciados do que os outros?

Quem souber, pode responder.

11 comentários:

Alan Souto Maior disse...

Fala Cumpadi,

Sem comentários sobre o assunto, hehehehe.

Porra, me diz como colocar o contador aê.
abs,

Mattias disse...

Salve Pretão!... Te passo isso na segunda, beleza? Abraço grande! Se liga no próximo post...
Vamos que vamos.

Alan Souto Maior disse...

tranquilo, me passa na segunda.

Vou aguardar esse post, heheheh,

abs,

Unknown disse...

Os critérios são todos misteriosos e assustadores, Temperado com o peso da marca (assinatura) de alguns concorrentes! Com a sombra negra dos padrinhos.

manohead disse...

esse assunto é complicado, levando em consideração que a maioria dos concursos rola premiações estranhas, ao meu ver, nem sempre justas... complicado mesmo.

Mattias disse...

Ei Ray e mano... Valeu pelos comments.

Unknown disse...

Ou talvez possam até pensar desta forma: Porque continuar? Porque o silêncio? Porque ficar vendo entre a cortina a rota de fuga? Será que é só agente que esta vendo isto? Quando não é prorrogação de resultado são Comentários misteriosos, fuxicos, ou é a média feita por alguns organizadores, ou é uma pré-lista já determinada com seus favoritos. Até no tênis nesta semana noticiaram que o resultado foi uma zebra? Acredito que este exemplo ilustre bem este assunto: “Não houve inexperiência, nervosismo ou intimidação diante de Roger Federer. Juan Martín Del Potro jogou de igual para igual com o número 1 do mundo e colocou um ponto final no reinado do suíço em Nova York” **. Ou seja, o Argentino (Juan Martín Del Potro) não teria competência para vencer a partida? Só porque Roger Federer é o atual n° 1 di mundo? Que eu saiba os dois atletas treinou a exaustão para chegarem naquele resultado e o melhor vencerá. Deixando de lado o título de uma marca de um nome. Todos são iguais, Basta se preparar para o momento. Não é parecido aqui no nosso mundo do humor brasileiro, Ou seja, os salões são nossas quadras e o objetivo é vencer vários Roger Federer manifestados de várias formas. ETA máfia do Cartum, Mas esperava o que né? Esse é o nosso querido Brasil.


* “Trecho da reportagem: Zebra argentina no tênis, Del Potro desbanca Federer em Nova York”.
Reportagem: (Com informações do Globo Esporte.com) e ESPBR.

Unknown disse...

Em nome do Pai do Filho e dos Padrinhos. Amém.

Muitas Vozes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Muitas Vozes disse...

Olá, Mattias, vou fazer um comentário nada agradável em parte mas não posso poupá-lo de algumas críticas embora você seja ,para mim, um dos maiores nomes do humor nacional na atualidade.Em primeiro lugar, parabéns pela força que você dá para os cartunistas que estão começando, em especial para aqueles que são injustiçados seja pelos salões ou por outros cartunistas; em segundo lugar, parabéns pelo recente troféu conquistado em Mogi Guaçu e por todos os outros. Mattias, tomo liberdade para falar em nome de todos os cartunistas que foram premiados no 2º FESTIMENC, até hoje não recebemos nada do que foi prometido no regulamento aos vencedores de cada categoria. Nada de troféu, caricatura do cartunista, camisa, chaveiro, boné e certificado com o nome do cartunista. Infelizmente não há justificativa convincente, pois se o regulamento diz claramente que até tal dia o cartunista vai receber seus prêmios então é necessário entregá-los irrefutavelmente. Se não há condições de promover um evento, então o promova de outra forma, sem falsas promessas. Sinceramente me sinto triste e muito decepcionado com você, não por não receber os prêmios a que tenho direito, mas por depositar confiança no FESTIMENC e na sua palavra como organizador. Esta confiança tristemente caiu por terra, decepção é a palavra mais adequada. Meu peito está doendo por eu estar escrevendo isto aqui. Não promova o 3º FESTIMENC nas condições que este foi promovido, prometa o que você puder cumprir, ainda que seja um papel de pão com o nome do vencedor. "É desatando os nós que nos atamos", é sendo honesto com aqueles que sonham com a gente, é sendo franco com aqueles que lutam com a gente que alcançamos... Obrigado pela atenção. (Por favor respeite o meu anonimato, pois não quero me expor, minha imagem é nada, minha voz é uma multidão).

Mattias disse...

É isso "muitas vozes". Infelizmente tu cinsegues no anonimato falar representando uma parcela dàqueles que, ainda não receberam seus certificados. O que se torna complexo é o fato de que nenhum dàqueles que já receberam os troféus e os certificados tomarem a mesma posição que tu e mostrar que já receberam suas premiações.
De qualquer forma, se tu preferes se isentar da exposição... Motivos tu tens.
Agradeço imensamente o teu comentário e tenha certeza, até a divulgação do próximo evento tu terás em mãos àquilo que é teu por direito.
Grande abraço