CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

D'aprés 1º Salão Internacional de Humor de Campinas


21/11/2009

Brasileiros dominam Salão Internacional de Humor de Campinas nas caricaturas

Cubano faz o melhor cartum, uzbeque vence na charge e campineiro conquista a categoria especial Carlos Gomes
A revelação dos premiados do 1º Salão Internacional de Humor de Campinas confirma a voz corrente no mundo atual: os melhores caricaturistas do planeta estão no Brasil.
Não que os estrangeiros sejam ruins na arte. Pelo contrário, basta visitar o Centro de Convivência Cultural até o dia 19 de dezembro para conferir que os gringos mandam muito bem. Mas os brasileiros, ah, mandam muito melhor. Que o diga o carioca Ray Costa (lê-se Raí, como o jogador de futebol), autor do belíssimo Michael Jackson que ficou com o primeiro lugar no evento.
Um Michael Jackson distorcido (uma redundância, quem sabe) e decomposto em traços retos que, longe de ressaltar a estranheza do ídolo pop morto recentemente, o faz ainda mais factível. Um trabalho maravilhoso, que grita com todas as forças “eu mereço ser o primeiro”, em contraste com a timidez aparente de seu autor. “Não esperava ganhar e para mim é um reconhecimento muito grande, ainda mais em um júri que tem o grande Dalcio Machado”, diz Costa, fazendo referencia ao jurado que é também um dos mais premiados caricaturistas da atualidade.
Ele recebeu o prêmio diretamente das mãos de um júri entusiasmado – que vê no trabalho do carioca um potencial internacional – após viajar do Rio de Janeiro a Campinas só para participar da abertura, acompanhado de outro ás da caricatura, Mattias, que levou para casa uma menção honrosa por sua instigante Madre Teresa.

O segundo colocado na categoria, o paulistano Junior Lopes, também participou da noite de abertura. Aliás, uma noite memorável.
O popular CCC estava lotado de ávidos fãs da nona arte que não se decepcionaram com as 177 obras expostas, uma mais bela que a outra. Antes do Salão ser aberto, porém, o organizador Jan Fernandes e as autoridades presentes – o prefeito de Campinas em exercício, Demétio Vilagra, o secretário municipal de Cultura Arthur Aquiles e representantes do Instituto Eco – falaram aos presentes com uma tônica comum: o Salão já é um sucesso e todos farão o máximo para viabilizar a segunda edição.
Vilagra, por sinal, chamou a atenção ao relembrar os tempos da ditadura nos quais conheceu ninguém menos que Henfil. O cartunista pintou uma parede do bar que então pertencia ao vice-prefeito e amigos, durante o lançamento de um livro. “Hoje vivemos em uma democracia, mas as charges, cartuns e mesmo as caricaturas continuam tendo um papel importante para corrigir os erros das pessoas, para criticar e nos ajudar a refletir. Tudo com muito humor, é claro, e poucas coisas são mais demolidoras e eficientes do que o humor”, pontua.
Aberto o salão, o público pôde conferir de perto o porquê do júri ter decidido selecionar 177 trabalhos em vez dos 100 previstos inicialmente. Viu também as belíssimas caricaturas (a maioria esmagadora enviada por artistas nacionais), inúmeras charges de humor crítico e devastador, belíssimos cartuns com o tema meio ambiente que causam ora um riso reflexivo, ora um sorriso amarelo de quem pertence à raça (des)humana que destrói o planeta. E, claro, trabalhos homenageando o mestre Carlos Gomes, afinal o salão é de Campinas.
Quem não viu ainda tem chance, mas fica aqui um aperitivo com os premiados (ressaltando: vale a pena ver todos os selecionados) e o desejo de que realmente venha o segundo salão. E o terceiro. E o quarto. E o quinto...
* Texto publicado originalmente no site MundoHQ


Para a minha surpresa, ontem, visitei o site do salão e tive uma surpresa ao me deparar com o seguinte texto:

04/12/2009

Confusão de agenda tira Salão de Humor do Centro de Convivência Cultural

O 1º Salão Internaciomal de Humor de Campinas está temporariamente sem casa. Os 177 trabalhos selecionados entre as mais de mil inscrições de 21 países diferentes, entre os quais os premiados, estavam expostos no Centro de Convivência Cultural de Campinas, mas foram retirados do local para dar lugar a outra exposição. “O Salão deveria ficar no CCC até 19 de dezembro, mas, de acordo com o que nos informou a Secretaria Municipal de Cultura, houve uma confusão interna nos agendamentos do Centro de Convivência e com isso, infelizmente, fomos obrigados a tirar os trabalhos de lá”, lamenta Jan Fernandes, organizador e idealizador do evento.
Os organizadores já haviam planejado para que os selecionados fossem expostos em outros locais após o dia 19 e agora trabalham para adiantar as datas previstas e reabrir a mostra ao público o mais rápido possível. “Como soubemos que teríamos de sair em cima da hora, não conseguimos viabilizar o adiantamento da agenda dos outros locais com antecedência, o que impediria a descontinuidade da exposição. Mas estamos fazendo o possível para anunciarmos muito em breve o novo local”, pontua Fernandes, acrescentando que acha compreensível a confusão de datas no Centro de Convivência.
“Foi o primeiro salão e eles fizeram o máximo para nos garantir o espaço para a exibição. Tenho certeza que, a partir do ano que vem, quando o Salão já será uma parte fixa do calendário cultural da cidade, não enfrentaremos mais esse tipo de situação. A própria secretaria de Cultura está nos ajudando na busca de novos locais para expor ainda neste final de ano”, pontua Fernandes.
Entre os locais possíveis para a retomada da mostra estão o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo e o Saguão da Prefeitura. “Ambos nos interessam muito, porque são lugares de alto fluxo de pessoas e o que queremos é promover o humor, a cultura e a nona arte perante o maior número de pessoas possível”, pontua o idealizador do Salão, acrescentando que em 2010 há a possibilidade de uma mostra itinerante de alguns dos trabalhos por escolas de Campinas.
O 1º Salão Internacional de Humor de Campinas abriu inscrições em novembro de 2009 para receber trabalhos em charge, cartum e caricatura de todo o planeta. Ao todo foram recebidos mais de mil trabalhos – dos quais cerca de 300 foram desclassificados por não atenderem ao regulamento – e 177 foram selecionados pelo júri composto por Dálcio Machado, Bira Dantas, Paulo Branco e DJota Carvalho.

O Salão foi aberto em 17 de novembro, em cerimônia que contou com a presença de inúmeros cartunistas e do então prefeito em exercício de Campinas, Demétrio Vilagra.

Leia mais sobre o Salão no site oficial: http://www.salaodehumordecampinas.com.br/
Na minha opinião, essa atitude de compartilhar com o público, os desdobramentos acontecidos antes, durante e depois do evento, denota respeito e seriedade para com todos os interessados.

Nenhum comentário: