Para àqueles que ainda não enviaram seus trabalhos para o concurso NOEL É 100, não esqueçam que o prazo foi prorrogado até o próximo dia 10 de outubro.
Depois da agonizante derrocada do Salão Carioca de Humor, os cartunistas do Rio de Janeiro passaram a ser apenas espectadores dos eventos. E ainda assim quando os mesmos não eram barrados na portaria pela falta de convite.
Na outra proposta, criada pelo mesmo grupo (que anteriormente gerenciava o Salão Carioca de Humor) e mudou de nome, nada mudou... a predileção pelos artistas consagrados e a manutenção dos nomes continuou. Moral da História: O humor gráfico carioca continua banguela e dependente de um grupo que dá as cartas por aqui há mais de quinze anos. A outra alternativa, que seria o Salão de Humor de Volta Redonda, também é composto por presidente de comissão e comissão julgadora vitalícia. O que isso quer dizer? Não existem muitas alternativas... ou pelo menos não tinha, até surgir a proposta do concurso NOEL É 100.
Por se tratar de um concurso novo, onde as velhas raposas ainda não se aproximaram da nova parreira, as possibilidades de êxito são muito mais possíveis.
A começar pela dinâmica de atendimento, onde há uma pessoa disponível para falar com quem tiver interesse sobre assuntos referentes à proposta. EM muitos concursos e salões, a coisa mais fácil de acontecer é o concorrente não ser atendido ou quando aconteçe o atendimento, a pessoa do outro lado é extremamente limitada no qu diz respeito às informações.
Tive a grata surpresa de ligar para a assessoria de comunicação e ser bem atendido pela Beatriz Cecchetti, que respondeu-me de acordo como eu presumia.
Ou seja... é um bom começo.
Fiquei feliz em saber que a comissão julgadora será composta pelo trio de cartunistas: Baptistão, Loredano e Ulisses.
Baptistão, além das premiações nos mais variados salões daqui e do mundo, dispensa apresentações, devido à contemporaneidade de seus trabalhos, a visibilidade dos mesmos e suas participações em salões, exposições e concursos aqui e no exterior.
Loredano, talvez não seja conhecido tanto quanto o Baptistão, principalmente pela geração mais nova de cartunistas que, infelizmente, andam com antolhos por opção ( já falei sobre isso em uma postagem anteriormente) e não conheçem ou sabem quantos artistas são influenciados pelo Loredano, aqui e pelo mundo. Sugestão? Basta irem em qualquer sistema de busca e solicitarem buscas para o nome Cassio Loredano. Surpreendam-se!
O terceiro da lista é o mais novo do trio, mas com uma carreira extremamente vencedora. Ulisses, principalmente na década de 1990, ao lado de cartunistas como Leonardo e Alvim, era conceituado como "Papa-Salões". Dono de uma linguagem técnica inconfundível, tem dentre seus fãs como o multipremiado Dalcio.
Trata-se de um juri "extremamente competente e técnico".
Participa quem quiser, como eu... que vislumbro nesse evento, a possibilidade de haver um resgate, sem políticas, de alguns dentes deste sorriso bangela, denominado Desenho de Humor Carioca.
...
Trecho do Release sobre o evento:
No ano do centenário do nascimento de Noel Rosa, o IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira realiza uma homenagem diferenciada, lançando um livro ilustrado com 40 caricaturas e charges do compositor. Para decidir de maneira democrática sobre quais desenhos entrarão no livro, um concurso será realizado entre profissionais e amadores da área, e julgado pelos cartunistas Ulisses, Loredano e Baptistão. A trinca selecionará 30 caricaturas para figurarem na publicação, além de terem desenhos seus e de outros caricaturistas famosos expostos.
Além da charge publicada, do décimo ao quarto lugar ganham medalhas e os três primeiros levam uma premiação em dinheiro. Vários nomes conhecidos estãoconcorrendo.
As inscrições vão até o dia 10 de outubro e as instruções estão no site www.noel100.com.br ou no próprio IMMUB, na Rua Maestro Felício Toledo, 500 - Grupo 502 - Centro - Niterói.
,
2 comentários:
belo texto meu caro, verdade tudo o que disse, reforço também as palavras sobre o Baptistão, o conheci pessoalmente no HQMIX a usn 2 quase 3 anos, sempre que vou na redação do Estadão sou bem recebido por ele e pelos seus amigos de trabalho também muito talentosos, sempre me ajuda com dicas e dando força para meu início de carreira... no momento estou atolado de trabalhos do último semestre da faculdade (graças a Deus, rs) por isso está complicado participar dos salões, mas espero finalizar a tempo duas caricaturas do noel que comecei, abçs
E ai, Mattias? Também vou participar do concurso. Só acho que o Júri deveria ter a presença de pelo menos um cartunista, e não só cariaturistas, já que o concurso é aberto para outras categorias além de caricaturas.
Abraço.
Rucke
Postar um comentário