quarta-feira, 4 de novembro de 2009
SER SELECIONADO OU NÃO... EIS A QUESTÃO!
Essa semana conversei com alguns cartunistas que me falavam de seu descontentamento por não terem sido selecionados no Salão Internacional de Paraguaçu/ 2009. E daí? A ressalva é que o Salão de Paraguaçu é um dos mais regulares e o corpo de jurados extremamente competentes. O fato de não constar seus nomes nas listas dos selecionados, significa que não sejam bons? Claro que não!
Alguns chamam de sorte ou azar.
Eu por exemplo, sou fascinado por trabalhos mais acadêmicos, policromáticos e se possível, executados com acrílica. Mas como eu poderia desconsiderar um tira-linhas bem feito? Como desconsiderar um trabalho elaborado com caneta esferográfica ou grafite? Como descondiderar uma obra em monocromia? Por quais motivos?
A questão está justamente aí.
Enquanto não houver um julgamento padrão, baseado apenas em análises técnicas, as assinaturas, a afinidade com os organizadores ou com os jurados serão fatores determinantes para a composição das listas dos selecionados e premiados.
Para quem pesquisa sobre salões de humor irá descobrir que uma grande parcela dos cartunistas que são referenciais pelo mundo, nunca participaram de salões. Ao contrário, hoje, os salões é que fazem questão da participação desses profissionais. Mesmo que seja apenas com seus nomes agregados às propostas.
Tem cartunistas considerados papas em determinadas categorias, que sempre desenvolveram seus trabalhos longe dos salões.
E cá para nós, salões de humor tem aos montes por aí...
Se não selecionarem aqui, com certeza selecionarão acolá. E acolá, respeitam mais do que em muitos salões por aqui.
Experimentem mandar seus trabalhos para o exterior. Não preciso nem desejar boa sorte, porque lá as listas vão além da "sorte" ou do "azar".
Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário