CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

terça-feira, 20 de abril de 2010

EM TERRA DE CEGOS...


A pedido da Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Rizollo Camolese:

Ao contrário do que (ainda) se afirma na internet e em outros canais de
comunicação a municipalidade de Piracicaba deu respostas aos cartunistas em 17
de março de 2010, com texto assinado pelo Prefeito Barjas Negri.

Em nenhum momento a muniicpalidade foi omissa ou negou-se a esclarecer os fatos
n
*Antes disso, em 19 de fevereiro, encaminhamos ao cartunista Zélio texto assinado
pelo Prefeito Barjas Negri e pela Secretária Rosângela Camolese. É nossa crença
que ele tenha repassado o texto a todos vocês...

Para ter acesso aos textos, gentileza acessar o site da Prefeitura:
www.piracicaba.sp.gov.br (na caixa de "pesquisa" digitar "cartunistas").

*Agradecemos a deferência e estamos à sua disposição e à disposição dos
cartunistas para maiores
esclarecimentos, afinal, os famosos e brilhantes cartunistas do futuro esperam
anciosos a chance que muitos de vocês tiveram no Salão Internacional de Humor de
Piracicaba
.

Na consideração amiga,
*Marcos Vanceto
MTb. 19.388
Assessor de Imprensa -SEMAC

...
A carta à seguir está à disposição de qualquer um que queira ler. Desde 17 de março de 2010 (conforme o texto).
Assim sendo, a resposta foi dada pela prefeitura e, com certeza mandarei meus trabalhos para o Salão Internacional de Piracicaba.

Carta publicada no site da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que consta no seguinte endereço virtual:
http://www.piracicaba.sp.gov.br/goto/store/textos.aspx?SID=fc0dbeb36e901c1e5a23ff226d27abec&id=13234

Carta a Associação dos Cartunistas
Agradeço pela preocupação e colaboração de vocês com os destinos deste grande evento piracicabano.


Carta a Associação dos Cartunistas

Agradeço pela preocupação e colaboração de vocês com os destinos deste grande evento piracicabano.



SEMAC
22 de Março de 2010

Senhores
Sou sempre grato àqueles que chegam trazendo comentários e sugestões. Aproveito até da oportunidade para trazer a vocês informações sobre a nova fase da secretaria municipal da Ação Cultural, que vem sendo reestruturada desde 2005 e, neste momento, creio, atinge seu ponto de maior efervescência. De lá para cá, entre outras ações, instalamos em diferentes bairros da cidade 5 centros culturais, estamos construindo mais um teatro municipal, municipalizamos o Museu Prudente de Moraes e, neste momento trabalhamos para transformar o conjunto do Engenho Central num dos maiores centros culturais do Estado. A primeira ação nesse sentido foi, justamente, a restauração do barracão 14 que sempre abrigou o Centro de Humor e as exposições do Salão, dando-lhe o nome do grande e inesquecível Henfil.

Já havia, portanto, um prenúncio de que aquele núcleo de trabalho começava uma nova etapa há muito solicitada até pelos próprios participantes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Assim, depois desse início físico seguimos rumo à reestruturação da equipe e nomeamos o cartunista Eduardo Ferreira Grosso, o Du Grosso, cientes de que ele é a pessoa indicada para dar uma guinada neste evento que tem mais de 30 anos de existência. O Salão não só prosseguirá em sua trajetória de sucesso, como será ampliado pela ação de um artista ligado diretamente ao meio. Eduardo conhece os caminhos para chegar ainda mais longe. Por outro lado, sendo funcionário de carreira, sempre atuante dentro da Ação Cultural, domina os meandros da máquina pública para acelerar o andamento dos processos, quando necessário.

Além do mais, ele que foi tantas vezes premiado no país e no exterior, é participante do Salão de Piracicaba praticamente desde seu início, também apresentou exposições paralelas no evento e, coroando esse relacionamento de décadas, em janeiro último passou a ocupar também o cargo de Diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor.

Sempre atento ao que acontece no mundo das artes gráficas e, particularmente do Humor Gráfico, Eduardo já tem diversas propostas a serem apresentadas ao Conselho Consultivo e à Comissão Organizadora do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Dentre elas está, por exemplo, a de transformar sua área de exposição, pouco usada ao longo do ano, em espaço para oficinas e eventos que tragam artistas para trocas de conhecimento e para ensinar suas técnicas a crianças e jovens. Ampliar atividades sempre mantendo a temática do humor, dar visibilidade ao acervo e levar o Centro a ter personalidade própria estão entre outros dos seus planos

Por estas e outras razões, tenho certeza que os próximos passos do nosso Centro Nacional de Humor, mostrarão que a pessoa certa está no lugar certo, na hora precisa.

Mais uma vez, agradeço pela preocupação e colaboração de vocês com os destinos deste grande evento piracicabano.
Barjas Negri
Prefeito

...

É Eduardo Grosso...
Muita paz e perseverança, porque se depender de muitos daqueles mesmos cartunistas que te davam tapinhas nas costas e te brindavam com sorrisos, ja já os mesmos vão criar uma CPI do Cartum.

Viva o Salão de Piracicaba!

6 comentários:

Zé Roberto Graúna disse...

Perdão, Mattias... Mas a prefeitura de Piracicaba não respondeu coisa alguma. Aliás, cabe salientar que o grupo que assinou as cartas enviadas às autoridades locais em momento algum se colocou contra quem quer que seja, mas a favor de uma pessoa que trabalhou sério por anos. A minha bronca, assim como de muitos outros colegas que participam do manifesto não é pela falsa notícia de renovação (as citações dadas pela autoridade foram realizadas na gestão da Zetti, coisa que ele não citou), mas pelo desrespeito munido de questões políticas partidárias e não de razões técnicas que a Zetti foi exposta.
Abração!

Mattias disse...

Eu entendo teu ponto de vista Zé. Entendo o valor dos serviços prestados pela Zetti ao salão.
Em momento algum eu pensei em deixar de ser solidário com a Zetti.
Mas, da mesma forma que eu entendo, ser o Salão Internacional de Piracicaba, maior que qualquer questão política.
Acredito que existam meios legais de reivindicar o reconhecimento aos serviços prestados pela Zetti, sem que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba seja penalizado.
Entendo que as manifestações possam ser feitas contra os gestores, os políticos e afins de inúmeras formas (inclusive um livro protesto, com charges, cartuns e caricaturas elaboradas pelos cartunistas que aderiram ao movimento) com o intuito de que sirva de documento histórico para a posteridade.
Da mesma forma que entendo a necessidade magna da preservação e da manutenção do "maior salão de humor que o Brasil" tem.
Você bem sabe que, o Salão de Piracicaba foi, é e será o principal passaporte para muitos cartunistas que não tem espaço.
E, se os cartunistas ( principalmente os mais novos )abdicarem dos espaços existentes em função de questões políticas, os governos mudarão, as pessoas se aposentarão e a vida continuará.
Nós sabemos que não há salão onde a política não esteja,infelizmente.
A questão é que, quando a política é da "posição", tudo bem... Mas basta que a mesma política se torne "oposição" que a bomba explode. Em Piracicaba, aqui no Rio de Janeiro ou em qualquer lugar.
Abraço grande e valeu pelo comentário.

Zé Roberto Graúna disse...

Mattias, o Salão não está e não será penalizado, até porque não existe nenhum boicote oficial e os profissionais que assinam as cartas não são poderosos a ponto de fechar o evento. O que não pode é uma pessoa com finalidades eleitoreiras desrespeitar a Zetti ou quem quer que seja. Me deculpe a minha ignorância, mas não entendi o que vc quis dizer com "política de oposição". Poderia explicar isso?
Outra coisa: caso os manifestantes (e eu estou entre eles) decidirem por não participar do salão este ano, aí cabe a cada um resolver o que deve fazer, mas daí dizer que a prefeitura respondeu sobre o manifesto é balela!
Poucas vezes vi tantos cartunistas (famosos e alternativos) se juntarem a favor de alguma coisa. Eu estou com eles! E não sou político...
Abração!

Mattias disse...

Salve Zé!
Respondo sim.
Todo e qualquer órgão empregador, pode fazer o remanejamento ou o desligamento de qualquer funcionário. Isso é um direito legítimo de qualquer patrão. Assim como é direito legítimo da Zetti, questionar "em juizo" as atitudes de seus ex-patrões e se o juiz entender que houve má fé na demissão dela, o mesmo irá decidir qual a melhor forma de resolver a situação.
...
Há muito tempo nos bastidores, se fala de uma intriga entre a secretária e alguns membros da cúpula do salão. E que, por conta disso, foi criado um ambiente de animosidade "entre as partes". Se é verdade ou não, não dá para se saber. Mas o atual panorama da situação justifica os comentários.
Enquanto as partes se endendiam, não havia oposição de parte alguma. Com as animosidades, toda e qualquer atitude entre as partes se torna argumento para "política de oposição".
"Eu" entendo o texto apresentado pela prefeitura como uma resposta. Ainda que não esteja Ipsi Literis, com citações nominais, está ali a posição da prefeitura em relação ao Salão Internacional de Piracicaba.
Em relaçao ao "político" citado no texto, não é necessário que sejamos políticos para estarmos envolvidos com questões políticas. Uma prova disso foi a última reunião para alavancar o desenho de humor no Rio de Janeiro, onde foi criada uma comissão - para atuar no Castelinho do Flamengo -, com renomados cartunistas e "não políticos" -. No caso de alguns membros, cabe a pergunta: "será que não são políticos?".
Mais à frente, caso haja qualquer problema, provavelmente muitos da nossa geração ou das futuras dirão que foi politicagem. E com razão!
Abraço grande Zé

Zé Roberto Graúna disse...

Mattias, nosso ping-pong está mais interessante do que a novela das 8. Bom...As tais animosidades de fato existiram e a grande prejudicada nisso tudo foi justamente quem fazia o papel da "turma do deixa disso". Portanto, nada mais justo que a classe se posiocione a favor de quem tentou evitar que políticas partidárias matassem o salão. Te digo sem medo de errar que a atitude da tal secretária de cultura bate com interesses contrários de todos nós. Vc deve saber que muitos projetos completam o salão de pira, entre eles existe um que leva o humor gráfico às escolas. Os tais políticos, os mesmo que se escondem atrás de um site, pretendem usar esse tipo de iniciativa como curral eleitoral. Só por esse motivo, eu já assinaria o manifesto mesm que não soubesse quem é a Zetti!
Sobre o Castelinho... peço que vc se informe melhor. O projeto era na verdade um e virou outro sem que o autor da versão original fosse consultado. Quer dizer, começou errado! E lamentavelmente, como diz um herdeiro do J. Carlos "A secretária Frangalha" tá andando pro humor gráfico carioca!
Abração!

Mattias disse...

Salve Zé!
Verdade... Nosso papo é para mais de kilômetros.
Sou muito à favor da Zetti e muito à favor do Salão Internacional de Piracicaba.
Parafraseando a máxima popular:"Na briga entre o mar e os rochedos, geralmente que leva a pior é o mexilhão".
Que o salão aconteça e que muitos outros mexilhões consigam sobreviver.
Sucesso para a Zetti e sucesso para o Salão Internacional de Piracicaba.
Abraço