...
Já postei aqui, por algumas vezes, os trabalhos do Mauricio e disse das suas passagens pelo Sorrialengo. Na última postagem que fiz sobre ele, foi na semana que começamos a pintar o Estudio Sorrialengo, que ele foi lá para trocarmos idéias e colocarmos a mão na massa, literalmente.
O De Assis ( esta será a forma que ele assinará seus trabalhos) é dàqueles camaradas que parecem uma esponja cultural. Basta escolher um tópico e ele vai conversar, trazendo detalhes... e caso ele não saiba, vai pesquisar e na outra semana ele vem e te metralha com questionamentos e informações.
Há alguns anos, ele perguntou se era difícil fazer caricaturas ao vivo "na rua", eu sugeri que ele se permitisse fazer o teste... e ele, foi! pegou suas folhas, lápis, um portifólio e foi para as areias de Copacabana saber como seria fazer caricatura ao vivo e com agilidade. Desde então ele sempre questionou sobre cartunistas e assuntos pertinentes às artes de uma maneira em geral.
Para minha surpresa, há três semanas, ele resolveu começar a participar de concursos. E eu, orgulhoso por ter visto, participado e compartilhado do desenvolvimento dele, fiquei feliz pra caramba com a decisão dele.
Infelizmente, ele não conseguiu terminar seu trabalho em tempo de enviá-lo para o Salão Internacional de Piracicaba deste ano (terminou um dia após o encerramento do prazo), mas já temos a certeza que, nos próximos pacotes para salões, pelo menos em alguns deles, as novidades
preparadas pelo De Assis tornarão nossos pacotes mais pesados e as nossas esperanças maiores.
Agora que as duas penas nasceram nas tuas costas, aprenda a voar na marra, pulando, caindo e voando novamente, pois logo iremos te colocar à beira do precipício e dar àquele empurrão... para que você suma... e ficaremos olhando lá para o horizonte, pois será lá, que ti deverás despontar e mostrar que as águias devem voar olhando para o sol, sempre!
...
Não há apadrinhamento aqui, nem desejo de sorte. À medida que tu desenvolveres teus trabalhos com qualidade e afinco, novas penas nascerão nas tuas asas e teus vôos poderão ser mais altos e muito mais demorados.
Valeu pelo privilégio de compartilhar do teu crescimento há mais de uma década.
...
O trabalho que o De Assis mandaria para concorrer na categoria caricatura, seria o Schoemberg, elaborado com tinta acrílica sobre papel, tendo como medidas: 29,7cm x 42,0cm, que ilustra esta postagem.
2 comentários:
Valeu, Mattias! Obrigado, mesmo, cara! Foi graças a amigos como você que tenho voado cada vez mais alto. Estamos todos no mesmo barco. Lembro de quando tinha dezesseis anos e você já tinha prêmios em salões do mundo inteiro, mas isso não te fez se sentir superior a ninguém, inclusive a um artista inexperiente como eu era. Você me ensinou técnicas e me dava atenção, muito mais do que um professor dá a um aluno, mas o que um amigo dá ao outro. Tenho uma dívida com a sua pessoa que jamais poderei pagar.
Dívida comigo? Nenhuma! Agora a tua dívida é com o desenho de humor e quanto mais tu te superares e compartilhares àquilo que sabes, tua dívida se transforma em crédito consigo mesmo e com àqueles que gostam de profissionais capacitados.
Teus voos serão altos... Eu sei!
Vamos pular desse penhasco e sentir o vento na cara. Essa é a parte mais legal.
Todos temos duas opções: Vivermos como galinhas ou vivermos como águias. Dos penhascos mais altos, somente as águias saltam pois somente elas são capazes de chegar ao topo.
Abraço
Postar um comentário