CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARA FALAR COM O ZIRALDO

...
Alguns companheiros vieram me perguntar como poderiam fazer para falar com o Ziraldo.
(É cada pergunta que fazem!)
Eu, sinceramente, acredito que seja da mesma forma que se fala com outras pessoas.
De qualquer forma, para facilitar àqueles que querem encontrar "a forma" certa para abordar o pai do Menino Maluquinho, aí vão algumas dicas do "mineirês".
Quando encontrá-lo... é só tentar. Boa sorte! Ou bassór!

Apresentações :

  • Cuméquecêchama? = Qual o seu nome?
  • Doncêé? = De onde você é?
  • Oncêmora = Onde você mora?
  • Proncêvai? = Pra onde você vai?
  • Cêéfiidiquem? =Você é filho de quem?


Cumprimentos :

  • Djia! = Bom dia
  • Tardji! = Boa tarde
  • Noitchi! = Boa noite
  • Dêsabençôi (ou Dêstibençôi)(tibençô i) = Que Deus te abençôe, meu Filho(a). Vai com Deus!


Pedindo Informações:

  • Proncovô = para onde que eu vou?
  • Oncêtá? = aonde você está?
  • Quanscusta? = quanto custa?
  • Prônostam'ínu? = para onde nos estamos indo?
  • É logali? = é logo ali? (distância referente a 100 quilômetros mais ou menos podendo chegar a 150)
  • Epassaqui? = ele passsa aqui?
  • Qui trem é esse = o que é esse objeto?
  • Cessaciessionbspasn assavás? (escreve-se: Cê-ças'sses'onz-pass'avas?)(em versão avançada, Essonbspassavá ss?) = você sabe se esse ônibus passa na Savassi?
  • Ondéopondiônz? = aonde é o ponto de ônibus?
  • Cantazóra? = 'quantas horas?' (em português: 'quanto atrasado estou?').
  • É firme? = É filme?
  • Contáujogu? = Qual o placar do jogo?


Lugares:

  • Tidiguerra = tiro de guerra
  • Pondiônz = ponto de onibus
  • Ponditács = ponto de táxi
  • Berádurii = beirada do rio
  • Meidapráss = meio da praça
  • Dibádaponti = de baixo da ponte
  • Trádaserra = atrás da serra
  • Ruditráis = rua de trás
  • Rudumêii = rua do meio
  • Alííí ou pertim = depois de 2 ladeiras, 7 esquinas, 20 curvas, 5 ônibus, mais 6 quarteirões, 100 passos, você chega. O equivalente a um tirimdiguerra (tirinho de guerra).
  • Bádapônti = debaixo da ponte


Fazendo Compras:

  • Quânquié ? = quanto custa?
  • Déreár = Dez Reais
  • Baratim = (deixa ver se eu adivinho quanto esse otário está disposto a pagar)
  • Lidilêit = litro de leite
  • Kidicár = kilo de carne
  • Masstumá = massa de tomate
  • Vidiperfumi = vidro de perfume
  • Iscôdidente = escova de dente
  • Cadizopô = caixa de isopor
  • Bô di'mií = Bolo de milho
  • Carin heim?! = muito caro
  • Doisácu tá bão! = vou levar dois saquinhos
  • Inbrúa dôsdôci quivôlevá = embrulha dois doces pra eu levar
  • Táquantu-u-abó brão? = qual o preço dessa abóbora grande?


A família:

  • miafía = minha filha
  • meutíi = meu tio
  • meusubrim = meu sobrinho
  • miamuié = minha esposa
  • miamiga = minha amante
  • miavó = minha avó


O Tempo :

  • trudia ou ôtrudia = esses dias (ex: cumpádi manér teve aqui trurdia)
  • Antônti ou Antchiônti = antes de ontem
  • Transantônte = há três dias atrás
  • Quincantônte = há cinco dias atrás
  • Ansdiônti = antes de ontem
  • Séssetembro = sete de setembro
  • Sêsquivêm = sexta que vem
  • Quióração = Que horas são?
  • Quatódatárdi = Quatro horas da tarde
  • Tá cum jeidichuva = (cansei dessa conversa besta e vou embora)
  • Quánahora = quase na hora
  • Górinhamêis = Agora mesmo
  • Góracêdu = Agora cedo
  • Tardanoiti = Tarde da Noite
  • Meiidiimêi = Meio-Dia e Meia


Então veja na prática um mineirim daquêis prosiano:
Trudia, achu qui era antonti ou ansdionti ou era sápassado? Minto. Nu séssetembru passado, lembrei argóra! Bão, quióração? Tá cum jeidichuva, quánahora, dexoí, sêsquivem eu vórto e nóis proseia mais um cadim.


Conversa informal:

  • Ê trem bão = Gostei disso
  • Nóssinhora = nossa senhora ('Núss', em minerês avançado...)
  • Crédeuspai = meu Deus!
  • Vixxxxxxx = Interjeição mineira de concordância ou espanto.
  • Doidimais = doido demais
  • Ondjéquieutô = onde eu me encontro por favor, estou meio perdido hoje...
  • Pópoun-poquin = pode colocar mais um pouco...
  • Óiuchero = olha o cheiro
  • Óssócêvê = olhe só para você ver
  • Tissodaí = tira isso daí
  • Cê num some não = pode tirar o cavalinho da chuva OU 'o que que esse imbecil tá achando que é?'
  • Fiédazunha = Xingamento equivalente ao de baixo
  • Uai = interjeição mineira de espanto: uai é uai, uai!
  • = Nossa Sinhora, Mãe do Céu, Ave Maria!
  • = Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro
  • Nusga = Nossa Senhora Aparecida do Perpétuo Socorro Mãe de Deus e dos Pecadores
  • = Não é mesmo?
  • Mémo = Mesmo
  • Bão tamém! = com certeza, concordo com você OU ENTÃO 'deixa eu ficar quieto para ninguém ver que eu falei besteira'.
  • Bóra? = vamos embora?
  • sucêfôeuvô = se você for eu vou
  • tô atráis docê = vai primeiro, que vou depois
  • Bóra! = e lá vamos nós!
  • Faiznão = Não faça isso.
  • Padaná = idem ao anterior
  • HU! Viádu! = Oi amigo!
  • Nuss! Meu sirvíss foi uma peleja danada! = Nossa! Meu trabalho foi muito difícil.
  • Pixii! = Silêncio ou atenção
  • Cárcaqui! = Clique aqui
  • ...pracarái' = Adverbio 'Muito'. Por exemplo: Muito feio = feipracarái
  • Obichopegâno' = adjetivo. Alguma qualidade que a pessoa quer usar mas ignora o nome ou esqueceu ou sabe mas usa assim mesmo pra dar mais intensidade. Exemplo: O Zidane é obixopegâno.
  • lógdicara = já no início
  • Ê! = Olá!
  • Cuméqsevai?' = Como vai você?
  • xôcabádicopiá?' = Me deixa acabar de copiar?
  • vamu picá mula?' = Vamos embora que isso está ficando muito chato

Dentro de casa

* Dentdapia = dentro da pia

  • Tapuraí = procura que você acha, seu preguiçoso
  • Badapia = debaixo da pia
  • Tradaporta = atras da porta
  • Badacama = debaixo da cama
  • Dentduforn = dentro do forno
  • cimadacama = encima da cama
  • ladiládapia = do lado de lá da pia
  • Nucandicádasalaó = no canto de cá da sala, veja aí!
  • Ó! = Veja!

Geografia

· Arfena = Alfenas

  • Baité = Abaeté
  • Beagá ou Belzonti = Belo Horizonte
  • Beraba = Uberaba
  • Berlândia = Uberlândia
  • Birité = Ibirité
  • Bitiúra = Ibituíra de Minas
  • Bóirdamata = Borda da Mata
  • Boncesso = Bom Sucesso
  • Brazía = Brasília
  • Braziidimins Brasília de Minas
  • Brazóps = Brasópolis
  • Cambuquirrr = Cambuquira - Cidade que tem a meió árga minerá cum gáis du Brasil e dasámérica UAI!!
  • Carmóps = Carmópolis
  • Chão Vermei = Alterosa
  • Contagedasabró ba = Centro de Contagem
  • Conselei Lafaeti = Conselheiro Lafaiete
  • Divinóps = Divinópolis
  • Fernandóps = Fernandópolis (in SumPaulu - duladindi Turama)
  • Monsclars = Montes Claros
  • Mãossú = Manhuaçu
  • Or'finu = Ouro Fino
  • O'preto = Ouro Preto
  • Padiminas = Patos de Minas
  • Patinga = Ipatinga
  • Paraisóps = Paraisopolis

4 comentários:

DIOGO D AURIOL disse...

Grande Mattias! Adorei o seu texto onde aprendemos o "minerês". Como você diz: "É cada pergunta que fazem." Mudando de ares. Os cartunistas brasileiros precisam parar com esta história de esperar o Messias e fazer cada um a sua parte nesta união de forças pela renovação do cenário do humor brasileiro, ou seja,os cartunistas ficam, na maioria das vezes, atrás dos seus computadores esperando migalhas de "figurões", de sites, e na verdade o espaço dos blogs,das comunidades virtuais, orkut, facebook, etc, são pólos de efervecência de ideias e criatividade, além de uma janela muito legal. Vamos parar com este comodismo, com essa espera religiosa, com esses discursos fajutos,dógmas, etc. A verdadeira revolução no desesnho de humor brasileiro, para mim, começa na pequena renovação de ideias de cada cartunista.
Forte abraço do seu amigo Diogo d Auriol.

manohead disse...

Cara, com todo respeito, mas eu ri demais com umas mlapavras, que nem eu consegui ler haeieahuiha

Mattias disse...

Diogão!

Fiz uma postagem sobre teu comentário.
Valeu pela companhia e pelo comentário.
Abraço grande

Mattias disse...

Mano!
Pelo amor de Deus... Não fala que você riu disso não. Tem um monte de baba-ovos que vão te chamar de herege.
Cêtarrumano causo sô!

Abraço