CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É ASSIM...

...
Recebi um comentário do amigo Diogo D'Auriol na postagem anterior e gostaria que vocês fizessem uma análise das observações feitas por ele. Quero fazer da minha resposta ao seu comentário, uma promoção à reflexão, por isso resolvi tornar a proposta como postagem.

Como o Diogo, existem tantos outros companheiros, que exercem outras profissões, completamente distintas, mas abraçaram o desenho de humor como ideologia. É claro que existem àqueles que tomam o desenho de humor para si como hobby e uma forma de ganhar uma renda extra, mas sem maiores pretensões ou envolvimentos.
Sempre que converso com o Diogo, ficamos muito tempo trocando informações e o papo é sempre muito agradável pela forma apaixonada como ele fala sobre desenho de humor.

O primeiro aspecto que quero abordar sobre seu último comentário é a intrigante questão de como muitos acadêmicos tratam o desenho de humor, muitas vezes como arte marginal.
Se analisarmos através da ótica inicial, iremos concordar com os acadêmicos, devido ao fato de que todas as vertentes do desenho de humor surgiram em ambientes undergrounds... nos sombrios portos europeus, onde a plebe que frequentava àquele ambiente começava a elaborar cartuns, charges ou caricaturas que colocassem seus senhores em situações engraçadas.
A questão foi ganhando proporção até que chegou ao conhecimento de artistas plásticos, como os irmãos Carracci, aos quais foram atribuidos os créditos de "Criadores da Caricatura". Exatamente como hoje, quando um ilustre desconhecido faz qualquer proposta e pode passar a vida sem ser notado, mas basta que um "figurão" faça a mesma coisa e vira notícia.

Além dos Carracci, vários outros gênios da pintura "sempre" fizeram cartuns, charges ou caricaturas.
Algum Doutor em história da arte poderia negar que Daumier http://www.ftmassana.com/blog/index.php/2008/10/22/honore-daumier/ não era caricaturista? Que Arcimboldo http://www.arcimboldo.art.pl/english/index1.htm ou http://www.casthalia.com.br/a_mansao/artistas/arcimboldo.htm, com àquelas composições de frutas e legumes, onde compunha rostos, não era um caricaturista? Que os afrescos pintados por Michelangelo http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=michelangelo na Capela Sistina não são charges? Que Dali http://www.dali-gallery.com/ não fazia cartuns?
Todos citados acima são estudados e dissecados por estudantes de artes plásticas. Elevados à condiçao de gênios através dos séculos por estas mesmas universidades que conseguem enxergar o desenho de humor como uma proposta muito diferente dàquelas propostas por seus catedráticos.

Hoje, ao contrário dàquela época, onde o cartum era exercido pela plebe, para ser aceito nesse meio é necessário ser alguém. Ser normal ou desafortunado é passaporte para as masmorras do preconceito...

Nos salões onde vamos, geralmente somos abordados com perguntas como:_ Qual teu carro?
Eu não sabia que para ser cartunista seria necessário apresentar carteira de habilitação. Quem disse que as minhas posses irão determinar quem sou ou quero ser? Na hora de comer, quando entrar poderá até ser caviar, mas na hora de sair é "merda" igual a de quem comeu feijão com farinha.

O que preciso para elaborar meus trabalhos?
Um pouco de lucidez, muita loucura, papel, lápis e tinta, além das mãos é claro. Qualquer coisa além disso é vaidade.
...

Sobre o lance de Pira, quando o Ray faturou lá, uma das questões que me chamaram a atenção (e já abordei este assunto anteriormente) foi o fato de você ter viajado por 12 horas para prestigiar o evento e aí os organizadores fizeram o "jantarzão pomposo" para um monte de figurões que não desenham "porra nenhuma" e você que é "cartunista", tinha trabalho exposto nàquele ano, investiu tempo, dinheiro, abriu mão de um monte de outras coisas, foi solitário comer um sanduba numa das esquinas de Piracicaba, porque teu nome não estava na lista dos convidados para a festinha.
Cansamos de ir aos salões e passar a noite em rodoviárias porque só tínhamos a grana de ida e volta. Se gastássemos com o sanduba teríamos de voltar com caminhoneiros. Risos

Mas Deus é fiel... Hoje podemos fazer nossas escolhas e a principal delas é determinarmos onde iremos e para quem daremos atenção. Quem quiser compactuar com os sorrisos falsos e tapinhas nas costas, que façam... Mas lá ná puta que os pariu, bem distante de nós.

Àqueles os quais admiramos e acreditamos, jamais haverão pudores em demonstrarmos isto.


Nàquele ano em Pira, se não fosse a gentileza do Dino Alves, Dacosta e Dalcio de nos acompanharem no jantar, estaríamos até agora lá na mesa do canto.
Os caras agiam como se o Ray tivesse cometido um pecado mortal, pelo fato dele ter dito que fez àquele trabalho que foi premiado em 8 minutos... Existe alguma regra para que um determinado trabalho seja executado em mais tempo? Àquele trabalho foi feito como exercício e iria para o lixo. Queriam o quê? Que fosse feito um texto cheio de adornos falsos para impressionar os pseudo-inelectuais?
O que percebo nesse universo é que muitos vivem de aparência, como se todos não tivessem crises existenciais, não levassem chifres, não fumassem maconha, não se prostituissem, não falassem mal do outro... Só tem gente bem sucedida, rica e companheira... mas na tua frente!
Basta uma oportunidade no reservado e a língua de muitos não cabe dentro da boca. E depois eles voltam e agem como se nada tivesse acontecido.

Faço questão que minhas opiniões sejam explícitas. Por isso resolvi criar este blog e busco fazer a manutenção diária dele.
...

Resolvemos, depois de 12 anos trabalhando de graça no Projeto Sorrialengo, revertendo toda e qualquer premiação em prol dàqueles os quais assistimos, mudarmos a forma de trabalhar e não dependermos mais de salões de humor. Por isso montamos o Estudio Sorrialengo e nos dedicaremos integralmente à ele.

Dia desses, na ocasião da saida do Ique JB, que há um ciclo para que todas as coisas aconteçam e começo a entender que o meu ciclo junto aos salões de humor esteja encerrando. Entendo a minha participação como vitoriosa, mas àquele encanto e romantismo de antes já não existem mais. Não há critérios claros para julgamentos.
Prefiro participar dos salões de outra maneira e assim será.

Àqueles salões os quais eu ainda participar, serão os que ainda me motivam e resgatam em mim, tudo àquilo que me fez enveredar por este caminho.
Adorei ter participado do Salão Internacional de Piracicaba, participarei do Salão Internacional de Paraguaçu Paulista e do II Salão de Humor de Campinas, caso aconteça. Nos demais, ficarei torçendo para que os trabalhos mais competentes, independente de suas assinaturas, tenham êxito.

Estou satisfeito demais por ver um monte de novos companheiros desenhando muito e escrevendo também.
Ver companheiros como você e outros tantos que promovem questionamentos, além do domínio técnico já é para mim um prêmio de valor incauculável.

Abraço grande Diogão

Abraço a todos

8 comentários:

Fabrício Pontes disse...

assim como ainda existem políticos e policiais honestos acredito também que existem salões com jurados sérios
por poucos que sejam, eu também ainda acredito em papai noel, rsrs
abs guerreiro!

Cival Einstein disse...

MATTIAS , A MINHA OPNIÃO SOBRE ISSO É SO ASSIM UM ABSURDO CARA , ESSA SOCIEDADE É UM LIXO CARA , UM BICADO DE MERDA PEGANDO CARONA , NUM É NEM CARTUNISTA E FICA PEGANDO ESSA CARONA ESSES FILAS DA ... CARA EU DETESTO HIPOCRISIA , FALISIDADE , DIVISÃO SOCIAL QUE FOI O QUE ACONTECEU COM O RAY , UM ABSURDO CARA O QUE ACONTECEU COM O RAY , EXCLUIRAM TOTAL O CARA , CARA ISSO É RIDICULO CARA , POR QUE OS METIDOS A BESTA INTELECTUAIS QUE SE DIZEM CONHECEDORES DO MUNDO EM PERFEITA HARMONIA PROMOVENDO UMA SACANAGEM DESSAS

CARA EU NÃO VOU NEM COMENTAR MAIS POR QUE JA PASSEI POR ISSO , ME SINTO NO LUGAR DO RAY

ABRAÇOS


CIVAL

Salão de Humor de Piracicaba disse...

Belos textos, Mattias (este e o outro). Mostram de verdade a caminhada de um artista que vence com o talento, e não por outros meios.

Mais do que NOMES, o humor é feito de GENTE TALENTOSA.

Parabéns... Piracicaba estará sempre de braços abertos para os seus trabalhos e para a sua visita também, é claro!

Mattias disse...

Salve Cival!

Estava conversando com alguns amigos sobre esta postagem em relação ao seguinte aspecto:

Se quando eu começei, tivesse a percepção que tenho agora, nem os sorrisos amarelos eu teria me permitido. Hoje, se eu perceber má intenção de qualquer um ao se aproximar de mim: _ Não sou obrigado te aturar em nenhum aspecto. E sem o menor constrangimento.
Ser objetivo evita que tenhamos muitos contratempos e a vida é muito curta para se perder tempo com quem não vale nada.
Em relação ao fato acontecido com o Ray, por mais que alguns "colegas" não aceitam a isso ou àquilo, ele está aí, conquistando cada vez mais seu espaço.
Enquanto isso, o mundo gira...

Abraço grande e valeu pelo comentário e o teu posicionamento sobre o assunto.

Mattias disse...

Salve Junior K.!

Penso exatamente da mesma forma, se assinatura valesse alguma coisa ao invés de cartunista eu seria estelionatário.

Tenho muito carinho pelo Salão de Piracicaba e enquanto puder vou participar dele com muito orgulho e carinho.

Abraço grande

carriero disse...

grande Mattias

suas palavras são sempre sabias e isso ajuda a manter os pés no chão, mesmo sendo novo nesse meio já me descriminaram varias vezes, (eu trabalho no centro de convivencia aqui em Campinas onde fico do lado dos "Artistas Plásticos" meu deus quanta gente pomposa me enche o saco porisso continuo lá, mas fico de boa srsr
grande abç e bom fim de semana

Mattias disse...

Fabrício Pontes,

Grande Guerreiro. Fazer humor na grande Belém é fácil... Tendo a máquina do sidtema a seu favor, mais ainda. Mas você faz além...
Sem recursos, sem máquina e estando na pitoresca Santa Izabel do Pará, a qual eu conheço muito bem e sei o quanto é complicado fazer muita coisa por aí, tu consegues dar aos teus trabalhos, um desenvolvimento que, os mesmos caras que poderiam te valorizar mais e estão próximos à ti, não o fazem por pura insegurança. Imagine o seguinte: Se em Santa Izabel do Pará tu consegues fazer o que fazes, imagine com todos os recursos ao teu favor...
Risos
Eu choro!!!!

Abraço grande.

Mattias disse...

Carriero, salve salve!

Pois é...
O "Centro de Convivência" bem que poderia se chamar de !Centro de Sobrevivência". Se existisse um "egometro" (medidor de egos) com certeza ali o aparelho explodiria fácil.
Mas você está além dos Centros de Convivências. Ainda que não coloque os pés nele, continuarás fazendo o que saber e com o mesmo carinho.
Quem precisa de artista famoso é marchand.Risos

Abraço grande, HarleyDavidson Man.