CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PALAVRAS QUE SALVAM SORRISOS

...
Recebi um comentário do companheiro Jota A, onde ele diz sobre o desabafo que faz textualmente, em relação ao Salão Internacional do Piaui.
Fui ao blog http://jota-a.blogspot.com/ dele, li o texto, trouxe aqui para o blog porque acredito que valha muito à pena a leitura, a releitura, a divulgação e a reflexão do texto.
A análise do texto se torna mais necessária, pelo fato de ser o Jota A., um dos cartunistas mais premiados do Brasil e do mundo, em várias categorias e por diversas oportunidades. Estes argumentos já seriam fortes suficientes para que qualquer manifestação do cartunista tivesse respaldo. Mas além deles, há o argumento de que o Jota A. é o maior representante do cartum piauiense no cenário nacional e internacional.

O texto é o seguinte:

"DESABAFO"

Eu me considero uma cria do salão de Humor do Piauí. Foi graça a ele que puder conhecer os trabalhos dos maiores cartunistas do mundo e também conhecer pessoalmente os grandes artistas brasileiro como Dálcio, Amorim, Solda, Biratan, Jaguar, Ziraldo, Gualberto, Jal, Edu Grosso, Simanca, Fred, Samuca, Lin, Mascaro, Érico entre outros. Nos últimos anos o salão entrou em franca decadência culminando nessa última edição onde o salão aconteceu e “ninguém viu”! Reconheço a dedicação do meu amigo Albert Piauí nessa luta de levar o salão adiante, mas o salão precisa mudar radicalmente sua proposta de atuação ou terminará de morrer. Para mim o maior problema do salão é de coordenação. Só para que os meus 2 ou 3 leitores tenham idéia da gravidade da situação, o salão começou, terminou e nunca foi divulgado a relação do artista premiado! Para mim isso é o maior desrespeito que um salão pode ter em relação a quem gasta tempo, papel e tinta enviando trabalhos e não tem sequer um comunicado explicando o porque disso. Alguns cartunistas aqui de Teresina e alguns de fora do Estado como o Mello e o Izidro me perguntaram sobre o resultado do salão.
Passei os últimos dias buscando uma explicação. Liguei para o Albert (86-99881833 begin_of_the_skype_highlighting 86-99881833 end_of_the_skype_highlighting), enviei e-mails (27salaodohumor@gmail.com/ albertpiaui@hotmail.com), acessei o site do evento (www.salaodehumordopiaui.com.br ) e nada! não obtive resposta, ninguém me respondeu!! Pior que isso só ganhar e não receber o prêmio. Aliás, devido a essas incertezas em relação ao salão de humor, costuma-se falar por aqui que o salão dá sempre duas grandes alegrias ao premiado. Na hora que ele recebe a notícia do prêmio e no ANO que ele recebe esse prêmio. Seria engraçado se não fosse trágico!
Não cabe a mim enumerar todos os defeitos da organização do salão e nem é minha intenção fazer isso, já que não vivo o seu dia-a-dia. De minha parte fiz tudo o que julguei necessário: divulguei o regulamento do salão por duas vezes na meia página que publico aos domingo no jornal O Dia. Enviei os meus trabalhos ao salão. Fui à abertura e dei um abraço aos amigos cartunistas que vieram de outros estados: Solda e Vera, Érico, Reinaldo Soares, Paixão, Dino e Paulo Urso. Mas o que fazer para que o salão volte à vida? primeiramente, um resgate da credibilidade do salão entre os artistas que dele um dia participaram. Atrações que levem o povo à abertura do salão, já que a última tinha pouco mais de uma dezena de pessoas. Aumento das categorias do salão. (antes era cartum, charge e caricatura além de um prêmio temático. Hoje existe apenas um prêmio para um cartum temático). Com apenas um prêmio diminui a participação dos artistas, pois as chances são menores já que é um prêmio para “todo mundo”! Divulgação: sem saber que o salão está acontecendo como eu posso participar? Acredito que o Salão de Humor não é de apenas uma dúzia de pessoas e sim de todos aqueles que gostam dele. Acho também que o salão ainda pode sair da UTI em que se encontra, reformulado e tratando os cartunistas com respeito. Acho que uma das saída para o salão pode ser voltar a ser realizado pelo Governo do Estado. Inclusive, como acontece com o salão de Piracicaba, pode ser criado uma lei onde a verba do evento estaria no orçamento da cidade. Ao menos isso seria uma garatia de que os prêmios seriam pagos e acabaria esse lenga-lenga de todo ano de que o salão não tem patrocínio. Vida longa ao Salão de Humor do Piauí!

Jota A.

...

Para mim é muito bom ver cartunistas do nível do Jota A. expondo a sua opinião sobre salão de humor, já que é um assunto que o cartunista domina.
Se outros cartunistas, em outras oportunidades tivessem gritado: _ Cuidado! Muitos outros salões ainda estariam acontecendo.
É pena que a grande maioria, quando percebe que o perigo se aproxima, dão as costas.

Parabéns Jota A.!

10 comentários:

Salão de Humor de Piracicaba disse...

É muito triste ler isso tudo. Mas é importante entender a força que cada "salão" tem. E que cada um é responsável para que esses salões não morram, não acabem. É o que está acontecendo aqui em Piracicaba. A equipe do Salão de Humor de Piracicaba se uniu com uma força e um amor tão grande por este salão, que não permitimos que ele seja menor, mais fraco, ou mais triste que os outros anos. E isso tem surtido efeito, a cada pacotinho que os Correios nos entregam, a cada comentário nas postagens do blog, a cada novo acesso, ligações com dúvidas sobre o envio de trabalho. Isso nos dá força, e aumenta a nossa fé de que esse será o nosso melhor ano. De todos nós que estamos "começando agora", mas com um amor tão grande pelo humor, que parece não ter começo e muito menos fim!

carriero disse...

FALA Mattias..
Grande desabafo do Mestre Jota A
acredito que deve ser muito doloroso ver um salão onde " se lançou como cartunista" cair e pior ninguém levantar, por este motivo que me fez tentar Piracicaba este ano.
Se os governantes soubessem como é importante cada salão que é promovido tanto pela cultara como para "a nova geração" que estimula a poder andar e continuar..mas enfim desejo renovação e força e assim como a Fênix surgirá das cinzas...
Abraço Carriero

Silvério disse...

Pô cara, entrei aqui hoje para perguntar uma coisa:

Na época abriram para vc's (cartunistas)a chance de mandar trabalhos para escolha do emblema da copa de 2014?

Silvério disse...

Meu comentário enquanto admirador do trabalho de vc's é:
Infelizmente coisas assim são comuns no nosso País, seguimentos como este e tantos outros que são relacionados a cultura simplesmente são abandonados pelo poder público. ACORDEM GOVERNANTES E OLHEM PARA CULTURA DESTE PAÍS..... ABRÇS...

Cival Einstein disse...

tudo que o jota a falou é bem vindo e aplaudido de sua experiencia , bom esse é um dos motivos que nunca mais envie ao salão de humor do piaui , pois nunca sabemos de nada nem de participantes nem vencdores nada nada nada falta de comunicação total infelizmente é assim mais desejo boa sorte ai e que tudo haja melhoras

abs

cival einstein

Mattias disse...

Pois é galera do Salão de Piracicaba... Infelizmente, muitos salões morreram em função da maldita manutenção de nomes e pessoas ligadas a eles.
E o mais intrigante disso é ver, que àqueles mesmos cartunistas que um dia propuseram mudanças acompanhando o boneco de Teotônio Vilela, participando de passeatas, manifestações, com trabalhos no Pasquim e outras formas de reivindicação dàquilo que viam como direitos legítimos, hoje, são favoráveis à manutenção. Como se fossem eles, os detentores da sapiência sobre os assuntos pertinentes ao cartum brasileiro.
Graças aos Deuses do cartum, conseguimos sair de um ostracismo intelectual maldito e descobrirmos que há uma geração de cartunistas que não dependem apenas de um regime ditatorial militar para reivindicar seus direitos.
Acredito e muito nas mudanças que acontecerão.
Que as mudanças aconteçam, para o bem do cartum brasileiro e para que nos surpreendamos com tanta gente boa espalhada por esse Brasil, rico de cartunistas e de cartunistas ricos.
Abraço galera de Pira.

Mattias disse...

Carriero,

Fico feliz demais por ver cartunistas, como você, que verbalizam suas charges. Faço parte de uma geração, onde a grande maioria aprendeu a fazer a charge no traço, mas esqueceu de que é possível fazer charge com as palavras, com os questionamentos, com as propostas reflexivas.
Tenho acompanhado o desenvolvimento de alguns companheiros de profissão, que buscam respostas, como eu, que fiz isso por mais de uma década.
Sabes que admiro a tua luta, a tua batalha e o teu desempenho.
Ainda que não te respondam, questione. Pois eles poderão não te responder, mas pensarão em uma resposta.

Abraço grande e nada de moto sem capacete, hein!

Mattias disse...

Silvério,
Me ancanta o teu carinho com nosso trabalho. Durante o desenvolvimento lá na Record, as pessoas curtiam, riam, brincavam... Mas você demonstrou paixão pelo trabalho da gente. Por isso criamos esse elo.
Você me surpreendeu e me deu ânimo para continuar acreditando que o desenvolvimento é possível.
Abração

Mattias disse...

Cival,

Tu és outro companheiro que faz charge fora do papel. Mais um elo dessa corrente que aumenta cada vez mais.
Mais um cartunista sem apadrinhamento, que busca o desenvolvimento na marra. Tu fazes idéia da grana que rola em um evento badalado desses?
Às vezes fico imaginando...
Existem cartunistas como o Ronaldo Cunha Dias, que é médico, tem a vida dele estabilizada e participa de salão onde o prêmio é uma semente. Ou o Érico, que é Doutor em engenharia, com a vida profissional no auge e participa de salão onde sequer há premiação. Ambos, conheço bem, fazem por amar o cartum.
Aí muitos organizadores de salões usam o argumento que, para executar um salão é necessário um investimento atronômico.
É claro que o cartunista quer o reconhecimento - remunerado, preferencialmente - mas com R$ 20.000,00 e algumas parcerias "é possível fazer um salão de humor".
Aí quando acaba o leite das tetas, só resta o sangue para sugar.

Valeu pela visita e pelo comentário. Grande Abraço!

Cival Einstein disse...

grande mattias salve salve mestre

bom em numeros não tenho ideia de quanto a verba ate por que isso depende da forma que o salão sera executado e sua estrutura apresentada mais acredito que seja uma verba consideravel para fazer um bom salão ou pelo menos agradar a todos , respeito a opnião de todos mais a minha opnião pessoal não estou aqui para julgar ninguem mais infelizmente acho que a maioria dos salões de humor são troca de favores claro tirando as exceções que ainda existem gente seria mais a troca de favores e o vicio dos jurados acabam com o prestigio dos salões e favorece sempre a troca torando o salão não mais salão ou concurso infelizmente é lamentavél

é isso


grande mattias obrigado por me ouvir e responder a minha mensagem

sou grato mestre



abraços


cival einstein