CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

terça-feira, 13 de julho de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO

...
Ontem, recebi do companheiro Camilo Riani, um mail sobre a visão e a sua opinião sobre os acontecimentos que prcedem o Salão Internacional de Piracicaba 2010.
O texto, que me promoveu reflexões, me despertou para a possibilidade do compartilhamentos com muitos que por aqui passam e outros que passarão. Assim, pedi ao Camilo que me autorizasse a publicação do mesmo e esta postagem, considero de fundamental importância para a análise de todos.
Aí está:
Olá Mattias.
Agradeço as palavras. Não há problema algum colocar no blog. OK.
(Apenas lembro que NÃO tenho nenhum vínculo c/ prefeitura/administração).
É minha visão como artista gráfico/caricaturista/pesquisador.
Um abraço,

Camilo Riani

...

PIRACICABA: UM CAUSO DE HUMOR

Caros colegas de traço:

Alguns momentos exigem uma pitada de reflexão, regada a uma boa dose de observação e muita sinceridade. Ultimamente, o nome de um dos maiores espaços do humor gráfico mundial tem surgido em inúmeras manifestações: o Salão Internacional de Piracicaba.

Divergências sobre a forma e a condução de mudanças internas no Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor (como a do cargo/função da Zetti para outro setor da secretaria de Ação Cultural) geraram diversas discussões. Cada parte defendendo seus motivos e visões, fato esperado em um cenário que envolva tanta história, bastidores e emoção. Entre traços e pinceladas sutis (talvez nem tanto), uma questão acabou pairando no ar: a classe dos cartunistas deveria, nesse contexto, dar as costas e esvaziar o Salão?

A resposta surge de outra interrogação: a quem se pretende atingir? Se a ideia for o próprio projeto do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, então o caminho está definido: que se vá em frente e que rolem as pedras! Como não faz muito sentido acreditar que este seja o real objetivo de profissionais do segmento artístico e cultural, só nos resta olhar com serenidade para certas questões fundamentais.

Primeiramente, todo e qualquer artista tem o direto de agir de acordo com sua convicção pessoal, suas ponderações e responsabilidade por suas escolhas. Diferente disso é imaginar o enfraquecimento do Salão de Piracicaba a partir de uma onda coletiva, em um país com histórica fragilidade de políticas públicas para a cultura e evidente escassez de espaços para grandes e novos talentos. Como imaginar na berlinda um dos raros projetos culturais brasileiros com tal reconhecimento, como se o Salão fosse uma espécie de conquista vitalícia, sem necessidade de atenção constante e fortalecimento contínuo por parte dos cartunistas, sociedade e entidades? Como admitir que se instale um desnecessário clima de desconforto (ou até mesmo desconfiança) entre os próprios artistas, colegas, como se a participação fosse algo questionável?

É preciso reafirmar que o Salão não é propriedade deste ou daquele governante/administrador público, nem deste ou daquele cartunista, entidade, cidadão, funcionário, apoiador ou quem quer que seja. Pelo simples fato do projeto ser exatamente a SOMA de TODAS estas dimensões, em quase quarenta anos de luta e história. Gente que se arriscou (de verdade!) no início, gerações de colaboradores e voluntários, idealizadores, artistas, parceiros, administradores públicos, funcionários dos mais diferentes setores, vereadores e, sem dúvida, a própria população de Piracicaba, que banca os investimentos necessários para a viabilidade desse raro espaço de arte mundial em terras tupiniquins. Queiramos ou não, temos, todos, responsabilidade direta pelo futuro desta conquista!

Independente da postura inicial de cada um de nós (qualquer que tenha sido), a defesa pública do Salão Internacional de Humor de Piracicaba se faz necessária, de modo claro e sereno. Alguns colegas poderão concordar, outros discordar e alguns até bradar, de dedo em riste, indignados com tais percepções.

Que continuem as negociações, discussões e encaminhamentos, mas que não se confunda a natureza e a dimensão de cada componente desse universo. Que se promova a reflexão para uma participação cada vez mais madura dos profissionais do humor gráfico nos rumos do segmento cultural e artístico do país, ampliando debates, publicações, parcerias e tantos outros importantes avanços desejados. Que possamos, a cada edição do Salão (inclusive nesta), reencontrar colegas, discutir e concretizar idéias, ampliar intercâmbios e aprender com cada erro, cada acerto. Afinal de contas, ninguém é de ferro (e quem quer ser pode acabar se enferrujando).

Vida longa à cultura, à arte e ao Humor Gráfico brasileiro.

Vida longa ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Camilo Riani

(artista gráfico/caricaturista/produtor cultural)

http://camiloriani.blogspot.com


4 comentários:

Dalcio disse...

Fala, meu amigo Mattias!
Em primeiro lugar, parabéns pelas belas caricas, pelas inovações, pela busca de novos horizontes para seu trabalho. Fantástica aquela do Michael J.!
Em 2º, valeu por garimpar aquelas caricas antigas no blog do grande Jota A. Já passei por lá para dar um abraço nele.
Como vc sabiamente escreveu, não tenho mais( ou não sei onde enfiei) cópias daqueles trampos.
Me fez ter saudade do tempo em que a gente não precisava ligar nada na tomada pra pintar um desenho...
Valeu!
Quanto ao texto do meu querido Camilão, palmas!
Quando me manifestei publicamente favorável à permanência da Zetti, o fiz por uma questão pessoal. Somos amigos há mais de 20 anos. Porém, quando soube que o Du Grosso assumiria, fiz cara de "Êpa!?". Também somos amigos e sei que é um cara sério e talentoso.
Não sei se isso é possível, mas vou torcer por um final feliz para meus dois amigos.
Forte abraço e até,

Dalcio.

Mattias disse...

Salve Dalcião!

Muito bacana a tua manifestação em relação ao assunto, já que a tua opinião é avaliada por todos àqueles que acompanahm o desenvolvimento do humor gráfico no Brasil e no exterior.
Durante algum tempo, mais precisamente depois da veiculação sobre o assunto em um portal sobre Desenho de Humor, as coisas tomaram um rumo que, ao meu ver, poderia ser ruim, não para as pessoas envolvidas diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba, mas para àqueles que, á despeito das questões burocráticas, passam horas ou dias, elaborando seus trabalhos, para que, através do reconhecimento alcançado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, modifiquem suas realidades de vida.
Bacana o teu reconhecimento à amizade com a Zetti, assim como o teu respeito e a tua confiança em relação ao trabalho do Edu. Ambos merecedores de gratidão e confiança. Assim como o Salão Internacional de Piracicaba, que nos presenteia e nos permite sonhos a cada nova edição.

Valeu mesmo pela tua manifestação.
Abraço grande

Salão de Humor de Piracicaba disse...

Postamos também esse texto em nosso blog, (recebemos também por email) pois vimos aí um depoimento expontâneo, de um artista que não tem ligação nenhuma com política nem tampouco com a organização do Salão, mas por aquilo que o impulsiona: o "amor pelo humor".
Parabéns, Riani!

Mattias disse...

Salve galera do Salão!
Pois é...
Bom senso é muito bom e o Camilo foi certeiro nas suas colocações.
Abraço grande!