DUDU NOBRE _ Sambista e compositor carioca.
...
Esse é um trabalho antigo que reencontrei na internet e resolvi trazê-lo para o blog, já que elegi este espaço virtual como àquele onde quero compartilhar o que faço.
Ainda tem muitos trabalhos perdidos pela net. Mas aos poucos vou trazendo-os para cá.
Esses dias eu estava conversando com o Ray sobre a quantidade de companheiros que nos abordam falando que não participam mais de salões porque os originais não voltam.
Oras! Você elaborou para os salões ou para si? É um trabalho ou são gases que você quer soltar debaixo da própria coberta e ficar respirando até se dissipar?
Se não quer perdê-lo, faça-o e guarde-o em um cofre ou venda-o por um preço que você ache justo.
Quem me conheçe sabe que eu não dou a mínima para originais meus. Tanto que, para não dizer que não existem, provavelmente na casa da minha mãe deve haver por ela ter pego de sacolas que eu tenha feito para jogar fora (qualquer dia desses eu peço os primeiros para publicar aqui) e eu tenho apenas "uma caricatura" original feita por mim para enviar aos Salão de Piracicaba deste ano.
Tenho originais de cartunista do ano de 1928 até, mas meus não. Até porque sempre que vejo um trabalho que terminei de fazer, fico com a sensação de que devia tê-lo feito melhor.
Geralmente meus originais ficam nos acervos dos salões ou em muitos casos já nem existam mais.
Aqueles que voltam eu mando novamente para outros salões e se voltarem eu os reenvio até que os mesmos não voltem mais.
E até acho melhor quando não voltam, porque promove em mim a necessidade da criação de novos para os próximos salões, concursos e exposições.
É por isso que, na maioria das vezes, como os temas são muito repetitivos, não há muitas novidades visuais. Os artistas acabam enviando os mesmos trabalhos.
Me lembro do ano em que um dos papas do cartum, o ucraniano Jurij Kosobukin venceu pelo menos uns quatro salões ( inclusive o de Piracicaba) com uma charge de duas mãos municiando uma pistola com um recorte de jornal.
Se houvessem critérios, poderiam ter sido outros quatro cartunistas premiados. Mas não houve.
Hoje, com a questão dos salões online, basta fazer um trabalho e depois só dar Ctrl+C e Ctrl+V e enviar os e-mails.
Aos poucos a existência dos originais perdem o sentido, assim como muitos salões.
Depois publicarei um texto com o título: "SALÃO DE HUMOR PARA QUEM?"
Abraços originais a todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário